IZAIAS SANTANA

Pec 128/22: quem cria direito, que crie a fonte de pagamento

Por Izaias Santana | 14/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
doutor em direito constitucional pela USP, professor da Univap e Prefeito em Jacareí.

Aqueles que enfrentam no cotidiano da gestão pública municipal, principal responsável pela efetivação de direitos sociais, face ao avançado modelo de municipalização de políticas públicas de implementação de direitos universais, utilizam com frequência o ditado popular “dinheiro não dá em árvore", que traduz o argumento jurídico “reserva do possível”.

Em outras palavras, enquanto a Constituição de 1988 promete uma série de direitos sociais, gratuitos e universais, para cumprir os fins do Estado, como justiça social, combate à desigualdade e desenvolvimento nacional, sua efetivação demanda estruturas administrativas e recursos públicos.

Nos últimos 35 anos da Carta Cidadã, avolumou-se o montante de direitos sociais e ampliou-se as prestações individualizáveis. No geral, por iniciativa parlamentar federal, com novas leis veiculadoras de direitos e decisões judiciais. Todavia, a responsabilização da prestação dos principais serviços é dos Municípios, e a União foi se ausentando de seu financiamento, mesmo sendo a maior responsável pela criação de “direitos novos”, e da arrecadação de tributos, congelando tabelas ou não ampliando os repasses. Um verdadeiro paradoxo.

Assim, as leis de municipalização; a manutenção de índices de participação; as leis de criação de tetos remuneratórios; as leis de criação ou especificação de novos direitos, deveriam condicionar à existência de capacidade financeira para o cumprimento da obrigação. Este era um princípio explícito no capítulo da ordem orçamentária, artigos 165 a 169 da CF/88, mas, dado a reiterada violação no Brasil, foi aprovada a PEC 128 que estabelece:

“A lei não imporá nem transferirá qualquer encargo financeiro decorrente da prestação de serviços públicos, inclusive despesas de pessoal e seus encargos, para a União, os Estados, o Distrito Federal ou os Municípios, sem a previsão de fonte orçamentária e financeira necessária à realização das despesas ou sem a previsão da correspondente transferência de recursos financeiros necessários ao seu custeio” (Art. 167, 7°, da CF).

Com esta emenda constitucional, fica expresso que as leis federais, estaduais ou municipais, que criem direitos novos ou ampliem os existentes e que gerem encargos financeiros, inclusive de pessoal, deverão indicar os recursos orçamentários e financeiros, ou seja, como pagar, em que “árvore nasceu”.

Parece óbvio, mas necessário. Estancamos o populismo eleitoral de criar direitos para agradar parcelas da população, sem compromisso com a efetiva prestação, e fortalecemos as políticas existentes com os recursos disponíveis, que não serão mais reduzidas para suportar “novos direitos”.

Resta, ainda, regulamentar com a devida observância das normas constitucionais dos orçamentos públicos, as reiteradas decisões judiciais de ampliação individual de “direitos” e obras públicas, solenemente ignorados por nossos Tribunais, que sabem, “direitos não nascem em árvores”, mas isso “é problema do Prefeito. CUMPRA-SE!”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Jacareiense
    15/04/2023
    O Prefeito de Jacareí deveria ser preocupar com a cidade que administra, e não em escrever artigos ou priorizar a atuação na Frente Nacional dos Prefeitos. Jacareí ficou sem pistas marginais na Dutra, logo Jacareí, que é conurbada com São José dos Campos e tem um pedágio que trava o trânsito da cidade. Longas filas de espera para consultas e procedimentos cirúrgicos, em uma cidade que não tem um hospital municipal e nem equipamentos estaduais na saúde. Pelo porte de Jacareí, deveria ter no mínimo um AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Só tem 1 base do Corpo de Bombeiros. Tem um Plano Diretor que segue emperrado. A cidade não atrai investimentos, especialmente na área industrial (não tivemos uma única indústria vindo para Jacareí em sete anos de Gestão Izaias). Há carência de oferta de cursos técnicos e superiores na área industrial, que é o carro-chefe da economia de Jacareí e por aí vai.