TECNOLOGIA

Perto de alcançar R$ 1 bilhão na carteira de clientes, DM expande unidade em São José

Empresa movimentou R$ 5 bilhões em 2022 com crescimento de 25% comparado a 2021; sede da companhia vai praticamente dobrar em São José

Por Xandu Alves | 08/02/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação / DM

Espaço de trabalho na sede da DM em São José dos Campos
Espaço de trabalho na sede da DM em São José dos Campos

Administradora de cartões de crédito private label ("cartão de loja") e agora plataforma tecnológica de serviços financeiros, a DM está perto de alcançar a cifra de R$ 1 bilhão na carteira de clientes em meio à expansão da sua sede em São José dos Campos, cidade onde foi criada em 2002.

Os números positivos animam a companhia a planejar o futuro de forma ousada e segura, mesmo em meio aos riscos inerentes dos negócios financeiros.

No ano passado, a empresa movimentou R$ 5 bilhões, crescimento de 25% em relação a 2021. A estimativa é de aumento de faturamento em torno de 40%, o que pode chegar a R$ 700 milhões.

A empresa joseeense é líder no segmento de cartões de crédito private label, com 1,1 milhão de clientes, dos quais 150 mil usando o cartão DM Mastercard, que pode ser utilizado como cartão de crédito e até em compras internacionais.

Agora, a companhia vem se destacando no mercado financeiro, especialmente na oferta de crédito para clientes rejeitados pelos bancos ou cujos perfis não interessam às instituições financeiras. Não à toa, o slogan da DM é "Toda história merece crédito".

“Não acredito que essas pessoas estejam inadimplentes por escolha pessoal. Em geral, houve uma motivação que o levou à perda da renda, como, por exemplo, uma emergência de saúde ou a perda de emprego", disse Denis Correia, CEO da DM.

INFORMAIS

De acordo com Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM, 63% dos clientes da empresa têm um trabalho informal, o popular "bico". Normalmente rejeitados pelos bancos, tais clientes encontraram na DM uma forma de obter crédito.

"Queremos que as pessoas melhorem de vida, por isso a satisfação do cliente é um indicador fundamental", disse Sandra, explicando que o "segredo" da empresa é fazer a gestão do limite do cartão, começando com um valor baixo e aumentando de acordo com a utilização do cliente. "Eles reconhecem essa maneira de trabalhar, controlando os limites".

Segundo Tharik Moura, diretor estratégico da DM, o investimento nessa parcela da clientela fez bem à empresa. Desde fevereiro de 2020, em plena pandemia do coronavírus, a DM viu seus contratos com clientes saltarem de R$ 406 milhões para R$ 950 milhões, prestes a ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão. "Enquanto os bancos faturam em torno de 1% a 1,5% sobre a carteira, a DM chega a 6%", afirmou Moura.

TECNOLOGIA

Com 150 desenvolvedores e um Laboratório de Ciência de Dados, a DM vai praticamente dobrar sua sede num confortável prédio comercial na região oeste de São José dos Campos, no qual ocupa um andar inteiro. A meta é ocupar outro andar no segundo semestre deste ano, para abrigar a maior parte dos seus 900 funcionários -- cerca de 600 em São José.

Para crescer no mercado, a DM vendeu parte minoritária do seu negócio para o Fundo de Investimento Vinci Partners por R$ 100 milhões, há um ano. Comprou nove operações de crédito de empresas e investe em tecnologia para facilitar a vida dos clientes, como atendimento via Whatsapp e faturas simplificadas.

"Temos muitas ferramentas para cuidar dos clientes, que podem fazer todo o processo e obter crédito pelo Whatsapp", disse Sandra.

Segundo ela, a empresa vem investindo em programas de educação financeira, que poderão ser oferecidos em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. Há ainda uma coleção de livros sobre o assuntos disponível para download gratuito, com dicas práticas de como lidar com o dinheiro. "Queremos ajudar as pessoas a ter consciência financeira".

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