ELEIÇÕES

Temos o futuro do Brasil em nossas mãos

Por Marcos Meirelles | 29/10/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Jornalista

Canva

Temos o futuro do Brasil em nossas mãos
Temos o futuro do Brasil em nossas mãos

Este será um final de semana de emoções fortes.

Neste sábado, o meu Flamengo enfrenta o Athletico Paranaense na final da Copa Libertadores.

No domingo, vamos decidir o futuro do país com o segundo turno da eleição presidencial.

O futuro que eu quero para o meu país é bem simples.

Quero um país que fortaleça cada vez mais a democracia e que não seja tratado como escória internacional, como acontece com os regimes autoritários.

Quero um país que respeite o meio ambiente e defenda o seu patrimônio verde, um ativo que será cada vez mais respeitado globalmente no contexto das mudanças climáticas.

Quero um país que valorize seus povos originários e promova o respeito às vidas negras, tratando o racismo e a perseguição aos indígenas como crimes hediondos que são.

Quero um país que valorize a ciência e fortaleça o SUS, pois nosso sistema único de saúde voltou a provar, mais uma vez, que é a nossa maior ferramenta para enfrentar as pandemias e as seitas que as negam.

O Brasil que eu quero é o da redução da miséria e da desigualdade, e da promoção do acesso dos mais pobres às universidades.

O Brasil que eu quero é o Brasil do diálogo e da presença pacificadora do Estado, onde a gente pode caminhar nas ruas e entrar em nossas casas sem pedir licença e pagar pedágio para milicianos.

O Brasil que eu quero celebra a liberdade religiosa, mas não usa o aparato do Estado para promover seitas e cultuar o obscurantismo.

No Brasil que eu quero não cabe orçamento secreto, sigilo de cem anos para as suspeitas de crimes da família ou a institucionalização da rachadinha.

No Brasil que eu quero, a condução da economia precisa ser feita de forma responsável, sem o populismo de auxílios emergenciais de ocasião e com controle efetivo da inflação.

Neste país, que pode se desenhar logo amanhã, as diferentes vocações econômicas das diferentes regiões serão respeitadas. O Vale do Paraíba, por exemplo, não cabe na interpretação de mundo simplista que celebra a riqueza das commodities brasileiras.

Somos uma região industrializada, de base tecnológica e de serviços, e esta vocação precisa ser estimulada tanto pelo governo federal como pelo governo estadual.

E o que isso significa? Significa fortalecer os polos e instituições de pesquisa, como o Inpe e o DCTA, retomar efetivamente o programa espacial, estimular o polo aeroespacial, repensar e planejar o futuro da indústria automotiva.

Temos o futuro em nossas mãos e não podemos nos prender a lideranças e governos que estão presos às armadilhas ideológicas do século 20 e tentam até reinterpretar alguns dos episódios mais tristes de nossa história, como o golpe militar de 1964.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Kelma Jucá
    31/10/2022
    Alvíssaras! Venho do futuro informar que a democracia sagrou-se vitoriosa neste pleito!