Anderson Farias

A lição de casa em inglês para crianças da cidade inteligente

Por Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos | 02/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Anderson Farias
Anderson Farias
Ser a primeira cidade inteligente do país é um marco histórico para São José dos Campos, um destaque de reconhecimento internacional sem precedentes. Para nós, aqui na cidade, é também uma grande responsabilidade. Alcançamos um nível de excelência dos serviços públicos e temos que ampliar ainda mais os parâmetros que nos levaram a receber essa certificação da ABNT --Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável-- onde apenas 79 cidades do mundo tinham esse selo.
 
Esse compromisso faz nosso pensamento voar para o futuro, coloca nossas metas lá na frente e nos alerta para o que tem que ser feito agora. 
 
Assim, seguimos investindo cada vez mais em educação. Colhemos frutos por termos plantado nos bancos escolares o espírito empreendedor que move nossa cidade. Nossos projetos para Educação em São José não são tímidos, nunca foram. 
 
Olha a novidade bacana para as crianças no ano letivo de 2023: alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal terão aulas de inglês, preparando-as para o mundo globalizado.
 
É desde a infância que todas as potencialidades estão presentes no ser humano, para serem organizadas pela inteligência. Assim se forma um cidadão e, no nosso caso, um cidadão do mundo, um cidadão que vai fortalecer a cidade inteligente que somos. 
 
A partir de 2023, todas as 50 unidades da rede de ensino municipal - que estão passando por uma transformação digital na Educação 5.0 - vão estender as aulas de inglês para as crianças,  com grade de duas horas/aulas por semana, material didático e metodologia próprios de ensino para atender essa faixa etária.
 
Até o início da implantação da disciplina, a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania vai preparar as unidades escolares e promover cursos de capacitação para o corpo docente. Haverá contratação de professores com formação em letras e habilitação em língua inglesa, que posteriormente serão capacitados pela EFE (Escola de Formação do Educador).
 
As razões para antecipar a aprendizagem do idioma inglês são muitas. Nossa cidade precisa de expertise e ferramentas de comunicação que possam abrir janelas para o mundo. 
 
Assim encaramos de frente a projeção que São José vem conquistando como um celeiro de oportunidades no mundo.
 
Tivemos aqui o Doing Business in Dubai, com o apoio da Prefeitura, mostrando perspectivas para relações comerciais entre nós e os Emirados Árabes. Recentemente, São José foi anunciada como a cidade sede do maior evento de estudos espaciais do mundo, o Space Studies Program, para 2023.
 
São José se fortalece em áreas de relevância mundial. Capacitar as crianças desde cedo para um futuro próspero é garantir que elas façam parte do grupo de pessoas que vai tornar a vida excepcional aqui, nos países, no planeta.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.