14 de dezembro de 2025
NOVO MÊS

O que esperar do clima neste setembro? Veja a previsão

Por | da Reprodução
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil
Setembro ainda será seco e quente para grande parte do Brasil, mas já com sinais da virada da estação.

O mês de setembro de 2025 chega com cara de forno ligado na maior parte do país, conforme o Climatempo. O ar seco se mantém em várias regiões, mas, aos poucos, as pancadas de chuva de fim de tarde começam a dar as caras, típicas da transição para a primavera, que começa oficialmente em 22 de setembro.

Leia mais: Violência no Brasil tende a aumentar durante ondas de calor

Segundo meteorologistas, ainda será comum ver termômetros passando dos 40 °C em áreas do Centro-Oeste, Tocantins e interior do Nordeste, com umidade despencando para menos de 20%. Já no Sul, os famosos temporais da estação marcam presença, com risco de granizo e ventania.

O Oceano Pacífico continua esfriando, sinal de que a La Niña pode aparecer mais adiante na primavera. No Atlântico, o mar mais quente perto do Nordeste aumenta a chance de Ondas de Leste, que trazem chuvas pesadas especialmente para Pernambuco e Paraíba.

Como fica o clima em cada região

Sul

Mais dias quentes que em agosto, com calor forte no oeste e norte do Paraná. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná terão bastante chuva nos primeiros dias do mês. Risco de tempestades nos três estados. Uma frente fria no fim do mês pode trazer temporais e queda brusca na temperatura.

Sudeste

Primeira semana quente e seca. Onda de calor pode atingir oeste e norte de SP e MG. Chuva abaixo da média no oeste paulista. Chuva acima da média no norte/leste de MG e no Espírito Santo. Pancadas de chuva ganham força na última semana do mês. Poeira levantando em forma de “cortinas” e redemoinhos pode ser vista no interior.

Centro-Oeste

Calor intenso quase o mês inteiro. Ondas de calor com 40 °C em várias áreas de MT, GO e MS. Chuva abaixo da média em MS. Chuva um pouco acima da média em MT, GO e DF, mas concentrada no fim da primeira quinzena. Risco de temporais irregulares. Poeira pode levantar antes das pancadas de chuva.

Nordeste

Menos chuva que o normal na costa leste. Interior pega fogo: até 40 °C no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Começo do “b-r-ó bró” no Piauí. Última semana traz pancadas de chuva no sul do Maranhão e Piauí, além do centro-sul da Bahia, com volume acima do normal.

Norte

Mais chuva já na primeira quinzena no sul do AM e PA, no Acre e em Rondônia. Norte do Amazonas e Roraima terão menos chuva. No Tocantins, pancadas só na última semana. Calor de 40 °C no Tocantins e no leste do Pará. Temperaturas mais baixas que o normal em AM, Acre e Rondônia por causa das nuvens e da chuva.

Em suma, setembro ainda será seco e quente para grande parte do Brasil, mas já com sinais da virada da estação: calorão, temporais isolados e pancadas que vão ganhando espaço até a primavera entrar de vez.