18 de dezembro de 2025
ORIENTE MÉDIO

Países apelam por reconhecimento do estado palestino

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução de vídeo/DW/X
O chamado, batizado de “Chamado de Nova York”, foi assinado por representantes de 15 países.

Ministros das Relações Exteriores de diversas nações europeias, ao lado de aliados de outros continentes, lançaram nesta semana um apelo coletivo para que a comunidade internacional reconheça oficialmente o Estado da Palestina. O comunicado foi divulgado após uma conferência na sede das Nações Unidas, em Nova York, com o objetivo de impulsionar a retomada da solução de dois Estados para o conflito entre israelenses e palestinos.

Leia mais: Há 'alegações críveis de genocídio' em Gaza, diz Brasil na ONU

O chamado, batizado de “Chamado de Nova York”, foi assinado por representantes de 15 países, incluindo membros da União Europeia, além de Austrália, Canadá e Nova Zelândia. A declaração reafirma o “compromisso inabalável” com a proposta de dois Estados e convida outras nações a se somarem ao reconhecimento da Palestina.

Nove dos países signatários ainda não reconheceram oficialmente o estado palestino, mas sinalizaram que consideram ou estão dispostos a fazê-lo em breve. O movimento ganha força durante crescente pressão internacional por uma solução política duradoura para o conflito, especialmente após meses de guerra na Faixa de Gaza.

Durante a conferência, representantes de 17 países, além da União Europeia e da Liga Árabe, também defenderam o desarmamento do Hamas e o fim do controle do grupo sobre Gaza como parte das condições para alcançar um cessar-fogo e retomar o diálogo por paz na região.

*Com informações do France24