07 de novembro de 2024
PROBLEMA

Vivo, idoso perde aposentadoria após ser dado como morto no INSS

Por Da Redação | Jornal de Piraicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Roberto Gardinalli

Um homem de 75 teve a aposentadoria cancelada após uma pessoa com o mesmo nome falecer. Além do nome igual, os pais das duas pessoas também tinham nomes idênticos. O idoso, morador de Porto Nacional (TO), já tentou provar que está vivo, apresentando diversos documentos ao INSS, mas sem sucesso.

Saiba mais

Milton Ferreira da Silva é o nome do idoso que teve a aposentadoria bloqueada. Após várias tentativas, o INSS orientou Milton a procurar a Defensoria Pública e a resolver a questão junto ao Cartório de Salvador (BA), responsável pelo registro de óbito. A autarquia argumenta que, mesmo que o benefício fosse reativado, seria suspenso automaticamente pelo sistema de dados.

Milton, que depende da aposentadoria para sustentar-se e tratar problemas de saúde, buscou ajuda da filha e contratou um advogado. Ele também consultou a Polícia Federal e aguarda uma resposta do INSS, prometida para 25 de novembro. Flávia, sua filha, reclama do constrangimento e da dificuldade enfrentada pelo pai, que sempre foi independente e agora depende do apoio da família.

Enquanto aguarda a reativação do benefício, Milton conta com a ajuda de familiares e amigos para cobrir as despesas, mantendo a esperança de solucionar o problema e retomar uma vida tranquila.