22 de dezembro de 2024
DESVIO DE FOCO

Em meio à crise, Maduro antecipa Natal para 1º de outubro

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Nicolás Maduro/Facebook
Logo depois do Natal, em 10 de janeiro, Maduro deverá tomar posse para o seu terceiro mandato.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira (2) que o Natal deste ano será celebrado em 1º de outubro na Venezuela.

Leia também: Venezuela: panelaço mostra insatisfação após reeleição de Maduro

Pouco depois de o Ministério Público ter ordenado a prisão do candidato da oposição Edmundo González Urrutia e em meio a uma crise política, o chavista aproveitou seu programa de TV para comunicar a mudança no calendário das festividades no país.

“Estamos em setembro e já cheira a Natal, cheira a Natal. E é por isso que este ano, em homenagem a vocês, em agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro”, falou o presidente.

Maduro acrescentou: “O Natal começa no dia 1º de outubro. Para todos o Natal chegou, com paz, felicidade e segurança.”

Não é a primeira vez

Segundo o jornal espanhol El País, nas semanas que antecedem as férias de dezembro, o Governo Chavista intensifica a distribuição de sacolas de alimentos nos bairros. Em 2020, o líder bolivariano anunciou o início das festividades em 15 de outubro e no ano seguinte antecipou-o para o dia 4 do mesmo mês.

Em 10 de janeiro, Maduro tomará posse de seu terceiro mandato. A oposição, liderada por María Corina Machado e González Urrutia, rejeita a vitória do bolivariano e desmente-a com atas compiladas pelas suas testemunhas.

Apesar da perseguição política, a aliança antichavista promete manter a pressão e espera que, a partir de janeiro de 2025, a comunidade internacional não reconheça o novo mandato de Maduro.