26 de dezembro de 2024
SONHO REALIZADO

Jovem de 17 anos com câncer terminal casa hoje; celebrante é de Piracicaba

Por Giselle Hilário | da Rede Sampi
| Tempo de leitura: 4 min
O Coração Selvagem
Aline Regina Ferreira: “Quando vi a história deles, senti o chamado. Fui corajosa e me permiti servir a eles e ser instrumento de Deus”

Isabel Veloso, a Zabéu, 17 anos, e o empresário Lucas Borbas, 26 anos, completam a realização de um sonho nesta segunda-feira (22) à tarde: eles sobem ao altar para uma celebração ecumênica que deve arrancar risos, lágrimas e suspiros do seleto grupo de convidados. O casamento no civil foi realizado no último dia 13 de abril, em Francisco Beltrão (PR).

Leia também: Último desejo: jovem de 17 anos em estado terminal quer se casar; ASSISTA

Uma cerimônia, leve, romântica e divertida é o que promete a celebrante Aline Regina Ferreira, da Colorindo o Altar, de Piracicaba. “Ela foi escrita para que as pessoas pudessem mergulhar um pouco além da superfície, além do câncer. Entender um pouco como um casal tão jovem busca eternizar os dias numerados”, afirma. “Ela vai trazer a essência da caminhada, do amor, resiliência e cura”, emenda.

Aline, que conheceu a história de Isabel e Lucas pelas redes sociais já está em Francisco Beltrão (PR) – a 833 quilômetros de Piracicaba -, onde a cerimônia será realizada. E por que ir tão longe para realizar uma cerimônia de casamento? “Quando vi a história deles, senti o chamado. Fui corajosa e me permiti servir a eles e ser instrumento de Deus”, afirmou. “A cura do câncer [da Isabel Veloso] ainda não aconteceu, mas nessa cerimônia eu quero trazer que um ser humano pode ser curado de muitas formas através do amor.”

Óbvio que não há como descolar o casamento de  Zabéu e Lucas do fato dela ter câncer em estado terminal. Por isso, Aline disse que foi preciso olhar através do câncer e trilhar um caminho além. “Fui buscar quem eles são como pessoas, no dia a dia, manias, sonhos... Fui a fundo no ‘universo Lucas’ e o que ele representa nesse propósito. E já adianto, ele é um dos seres humanos mais lindos que já conheci. E a Isabel é tudo que vocês imaginam e mais: é doce, educada, divertida. Um sol.”

E o que esperar da cerimônia? “Prometo lágrimas, riso, verdade e mais motivos para cada um escolher amar”, afirma Aline Ferreira.

Relembre a história de Isabel
Isabel Veloso, a Zabéu, estudante de Psicologia de 17 anos, de Dois Vizinhos, Estado do Paraná, recebeu diagnóstico de Linfoma de Hodgkin em 2021, aos 15 anos. A partir daí, começou uma luta incansável contra a doença. Zabéu passou por quimioterapia, transplante de medula óssea e diversos tratamentos. Recebeu a notícia de que estava curada em novembro do ano passado.

Mas três meses depois, foi informada pelos médicos que o câncer havia retornado ainda mais agressivo. E após uma série de exames, o baque: não havia mais chance de cura. A equipe médica ainda disse que ela teria cerca de 4 meses de vida pela frente.

Mayara Zandona Boscari, prima de Zabéu, que sempre acompanhou tudo de perto, perguntou o que ela faria se pudesse ter mais tempo, qual era o sonho dela. E a resposta foi: se casar com o amor dela, o empresário Lucas Borbas, 26 anos, que conheceu quando tinha recebido o diagnóstico de cura, mas ainda estava em tratamento. Porém, pouco tempo depois de decidirem morar juntos, descobriram que a doença havia voltado em estado terminal.

Último desejo
Para realizar o último desejo de Zabéu, Mayara criou uma Vakinha Virtual. Eles, que tinham o objetivo de arrecadar R$ 25 mil, conseguiram mais de R$ 40 mil horas depois que a Rede Sampi divulgou a história, no início de marco. “A matéria foi essencial”, afirma Mayara Boscari. "Tenho certeza de que se não fosse a matéria, não teríamos alcançado tantas pessoas e em tão pouco tempo conseguido alcançar um valor tão grande", emendou.

A partir daí, uma rede de solidariedade se formou em torno de Zabéu e Lucas. Um grupo de WhatsApp foi criado para facilitar os preparativos. Além de Zabéu, Lucas e a prima dela, Mayara, no grupo estão profissionais da área – estilistas, fotógrafos, videomaker, chef, maquiadora, manicure, confeiteiros, decoradores entre outros - que farão o casamento acontecer nesta segunda-feira: do dia da noiva à festa.

O casamento de Zabéu e Lucas será para um grupo seleto de 50 pessoas. Apenas para amigos mais íntimos e familiares. Por isso, a pedido, a Rede Sampi não divulgará o local onde a cerimônia será realizada.

Acompanhe ao vivo
Quem quiser, pode acompanhar a cerimônia do casamento de Isabel e Lucas ao vivo. Ela será transmitida pelas redes sociais de Zabéu: @isabelvelosoo

Conheça Zabéu
Isabel Veloso fala sobre sua luta contra o Linfoma de Hodgkin no Instagram e no TikTok (@isabelvelosoo), onde responde a perguntas, conta sobre o seu dia e outras novidades. Além de gostar bastante de fazer os conteúdos, ela acredita que dá força a quem passa pelo mesmo que ela.

Em entrevista à Rede Sampi, Zabéu disse viver um turbilhão de sentimentos desde que descobriu o câncer. “Dói muito mesmo, mas com o passar dos anos eu fui aprendendo a lidar e percebendo algumas coisas.” Ela conta que precisou amadurecer muito cedo. “E confesso que só estou aqui ainda porque o amor das pessoas ao meu redor me mantém viva.”