23 de dezembro de 2025
PÁSCOA

Com saúde debilitada, Papa Francisco saúda milhares na Praça de São Pedro

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Vatican News
O Papa não esteve nos serviços religiosos da Sexta-Feira Santa no último minuto para “preservar a sua saúde”, segundo o Vaticano.

Neste domingo de Páscoa (31), o Papa Francisco saudou milhares de fiéis na Praça São Pedro, em Roma, com sua tradicional mensagem de Páscoa, apesar da preocupação em torno de sua saúde.

Leia também: Por motivo de saúde, Papa Francisco não participa da Via-Sacra no Coliseu

"Meu pensamento se dirige, sobretudo, às vítimas dos muitos conflitos em andamento no mundo, a começar pelos que ocorrem em Israel, na Palestina e na Ucrânia. Que o Cristo Ressuscitado abra um caminho de paz para as populações atormentadas dessas regiões. Ao mesmo tempo que convido a que sejam respeitados os princípios do direito internacional, espero que haja uma troca geral de todos os prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia: todos por todos!", disse em seu discurso.

Neste dia de celebração à ressurreição de Cristo, Francisco recordou que "a preciosa dádiva da vida é desprezada! Quantas crianças não conseguem sequer ver a luz? Quantas morrem de fome, ou são privadas de cuidados essenciais, ou são vítimas de abuso e violência? Quantas vidas são mercantilizadas pelo crescente comércio de seres humanos?"

Saúde frágil
O Papa não esteve nos serviços religiosos da Sexta-Feira Santa no último minuto para “preservar a sua saúde”, segundo o Vaticano, embora tenha ele mesmo preparado a meditação da Via-Sacra do Coliseu.

Segundo a CNN, os observadores papais têm monitorado o bem-estar do octogenário desde o ano passado, quando ele foi operado no abdômen e hospitalizado com bronquite.