Um portal afiliado à rede
03 de maio de 2024

FUNCIONALISMO

Servidores de Bauru programaram greve para esta quinta

Ao contrário de outras paralisações, a esta terá duração de apenas um dia

Por André Fleury Moraes
da Redação

29/03/2023 - Tempo de leitura: 1 min

André Fleury Moraes

Há pouco mais de duas semanas, Sinserm promoveu protesto na praça Rui Barbosa pela campanha salarial

Servidores públicos de Bauru programam paralisar suas atividades durante o dia todo nesta quinta-feira (30) em protesto contra os 6% de reajuste salarial propostos pelo governo Suéllen Rosim (PSD). O sindicato da categoria pede 12% de reposição.

Ao contrário de outras greves, a paralisação terá duração de apenas um dia e não deve promover passeatas nas ruas, por exemplo. Uma única mobilização está prevista para as 16h desta quinta, em frente ao Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura de Bauru.

A expectativa é de que, ao menos no âmbito do paço municipal, todos os servidores participem da paralisação. Uma única escola municipal confirmou adesão total ao movimento até agora, a EMEF Ivan Engler, no Jardim Vitória.

Profissionais da instituição, segundo apurou o JC, passaram o dia hoje avisando os pais dos alunos sobre o protesto desta quinta.

A proposta da prefeitura, apresentada em reunião no Palácio das Cerejeiras em 15 de março, inclui 6% de reajuste aos vencimentos tanto dos servidores ativos como dos inativos. O mesmo índice de reajuste será concedido ao vale-alimentação.

O projeto vale também para o DAE, que é uma autarquia, mas não à Emdurb - que funciona em regime de empresa pública e condicionou o reajuste salarial a seus funcionários à aprovação de um pacote de medidas orçamentárias que visam o reequilíbrio financeiro da empresa, cujos resultados orçamentários têm sido sucessivamente deficitários.

Nas tratativas com o sindicato, Suéllen e seu secretário de Finanças, Everton Basílio, foram claros no sentido de que a proposta atual é o limite do que o governo pode oferecer. O sindicato, no entanto, tenta negociar os valores.