Uma cena de filme de terror movimentou a internet na última semana: agentes da Guarda Municipal de Manaus (AM) abordaram, no meio da madrugada, uma misteriosa "mulher de branco" sentada sozinha à beira da água na praia urbana da Ponta Negra. De transe místico a ritual secreto, sobrou teoria nas redes sociais.
Leia mais: Homem viraliza ao suspeitar de fantasma no Zoo de Piracicaba
O vídeo, que viralizou após ser publicado pela página "Manaus na Depressão" — e já passa de 6 milhões de visualizações —, mostra os guardas chamando de longe: "Ei, mulher! Tá bem aí?". Sem resposta. A figura, de cabelos longos e vestida de branco, não se mexe, não reage, não dá nem um aceno.
Segundo o relatório da Guarda Municipal, obtido pelo G1, o caso aconteceu por volta das 3h da manhã de 20 de abril, durante patrulhamento de rotina. A equipe encontrou a mulher sentada na beira da água, cabeça baixa, murmurando frases desconexas e afirmando ter "muitos nomes". Nessa hora, a prudência falou mais alto: respeitando possíveis contextos religiosos — e o medo de puxá-la pelo braço —, os guardas optaram por apenas monitorar a situação.
Mais tarde, encontraram a mesma mulher em outro ponto da orla. Ela disse que estava bem, mas não se lembrava de nada do que havia acontecido. Mostraram a ela o vídeo da abordagem, mas nem assim a memória voltou. Ainda conforme a apuração do G1, ela tinha sangramentos nas pernas, recusou atendimento médico e, em seguida, desapareceu novamente.
Até a publicação desta matéria, a identidade da mulher era desconhecida. Oficialmente, a Guarda Municipal explicou que a ação foi preventiva e seguiu todos os protocolos de respeito e cautela. Já na internet, o episódio rende memes e teorias.