DURANTE FESTIVAL

Motorista avança contra multidão e mata 9 pessoas; VÍDEO

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução de vídeo/@InsiderWire/X
As autoridades afirmaram que, até o momento, não há indícios de que o ataque tenha motivação terrorista.
As autoridades afirmaram que, até o momento, não há indícios de que o ataque tenha motivação terrorista.

Ao menos nove pessoas morreram e várias ficaram feridas depois que um motorista avançou com um veículo contra o público de um festival filipino na cidade de Vancouver, no Canadá, na noite de sábado (26), segundo informou a polícia local neste domingo (27).

Leia mais: Motorista avança sobre multidão, mata 10 e fere 30 pessoas

De acordo com o Departamento de Polícia de Vancouver, o carro invadiu a área do festival Lapu Lapu Day por volta das 20h (horário local) e atingiu pessoas que participavam do evento. Um homem de 30 anos, morador de Vancouver, foi preso no local, inicialmente contido por testemunhas; a investigação do caso está sob responsabilidade da Seção de Crimes Graves da polícia.

As autoridades afirmaram que, até o momento, não há indícios de que o ataque tenha motivação terrorista.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram vítimas estendidas no chão, em meio a destroços, além de imagens do suspeito detido próximo a uma cerca, escoltado por um segurança enquanto era cercado por testemunhas revoltadas. Em um dos registros, o homem aparece dizendo "me desculpe", enquanto leva a mão à cabeça.

O chefe interino da polícia de Vancouver, Steve Rai, confirmou que o suspeito agiu sozinho e que já era "conhecido da polícia em determinadas circunstâncias", mas não comentou o conteúdo dos vídeos.

Testemunhas relataram cenas de pânico, gritos e vítimas presas sob veículos. Fotos feitas no local mostram um SUV preto com a frente danificada.

O prefeito de Vancouver, Kenneth Sim, afirmou estar "chocado e profundamente entristecido" e expressou solidariedade à comunidade filipina da cidade, que representa cerca de 5,9% da população local, segundo dados de 2021.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., também manifestaram pesar.

O festival Lapu Lapu Day homenageia Datu Lapu-Lapu, líder indígena filipino conhecido por resistir à colonização espanhola no século 16.

*Com informações da AP

Comentários

Comentários