BALANÇO

Defesa Civil de Campinas registra 70 ocorrências devido às chuvas

Por Thiago Rovêdo | Especial para Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Chuvas intensas em Campinas deixam 70 ocorrências registradas; famílias são atendidas e unidades de saúde enfrentam impactos, mas seguem com atendimento normal
Chuvas intensas em Campinas deixam 70 ocorrências registradas; famílias são atendidas e unidades de saúde enfrentam impactos, mas seguem com atendimento normal

A Defesa Civil de Campinas registrou 70 ocorrências relacionadas às chuvas nesta sexta-feira (27). Entre os incidentes contabilizados estão 22 alagamentos de imóveis, nove quedas de muro, oito deslizamentos de terra e seis quedas de árvores.

A Prefeitura está atendendo 51 famílias que vivem no Beco Mokarzel, no distrito de Sousas, uma área localizada às margens do Rio Atibaia, que transbordou no trecho. Ao todo, cerca de 100 pessoas estão sendo encaminhadas para um espaço de abrigamento em Sousas.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social também está prestando apoio a sete famílias atingidas pelas chuvas. Duas famílias no Jardim Shangai e cinco no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, onde, apesar do impacto das chuvas, a água não chegou a invadir as casas.

Até o momento, foram distribuídos 51 cartões Nutrir, além de colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, toalhas de banho, kits de higiene pessoal e de limpeza doméstica.

Devido às chuvas, o Centro de Saúde Paranapanema foi fechado às 15h desta sexta-feira. Não havia pacientes na unidade no momento, e os atendimentos agendados foram transferidos para segunda-feira.

Algumas unidades de saúde enfrentaram problemas por causa da chuva:

  • O CAPS IJ Travessia e os Centros de Saúde Perseu Leite de Barros, Florence, Taquaral, Rossin, Ipaussurama, Itajaí, Capivari, Balão do Laranja, Campina Grande e Guanabara registraram impactos estruturais, mas os atendimentos não foram prejudicados. Equipes de manutenção estão trabalhando nos locais.
  • O Hospital Mario Gattinho sofreu alagamento na recepção do raio-x e no corredor de acesso à UTI devido ao excesso de chuva que sobrecarregou a calha, mas não houve prejuízo no atendimento.
  • No Hospital Ouro Verde, foram relatadas infiltrações em algumas áreas, também devido ao excesso de água nas calhas, sem impacto no atendimento.
  • Na UPA Carlos Lourenço, uma caixa de captação de água na calçada transbordou.
  • As UPAs Campo Grande, Anchieta e São José registraram goteiras, mas os serviços não foram afetados.

Nas últimas 48 horas, Campinas acumulou 189,8 milímetros de chuva, e a cidade permanece em estado de atenção. A previsão é de chuvas para toda a sexta-feira. Até as 13h desta sexta-feira, a Defesa Civil havia registrado 32 ocorrências.

Comentários

Comentários