Um arco-íris tomou conta do céu nublado de Piracicaba no fim da tarde desta sexta-feira (27). Na rua Santa Cruz, no Centro, moradores e pedestres aproveitaram a beleza natural para registrar a cena do céu colorido em meio à chuva que começaria a cair.
O arco-íris tem explicação da ciência: trata-se de um fenômeno óptico provocado por condições meteorológicas específicas que envolvem água e luz. Os efeitos que ocorrem nas gotas de chuva para a formação do arco-íris são: reflexão e refração.
Como o arco-íris é formado?
O arco-íris é um fenômeno que ocorre quando a luz branca, como a luz do Sol, é dispersada ao mudar-se o meio. No caso da chuva, as gotículas de água funcionam como os prismas, a luz branca entra nelas refratando (alterando a velocidade e direção de propagação) e se refletindo totalmente nas “paredes” que formam a gota de água. Isso faz a luz refratar de volta para a atmosfera, com diferentes ângulos. Como o índice de refração depende da cor, a luz é dispersada em um espectro conhecido como as cores do arco-íris.