Recentemente, a SAF do São José comemorou dois anos de sua trajetória e, na quarta-feira (27), organizou um evento para apresentar a primeira fase de um moderno e amplo Centro de Treinamentos, com uma área total de 200.000m². O evento contou com a presença de patrocinadores, empresários, representantes da imprensa e outros convidados, incluindo o diretor de Integração e Desenvolvimento da Federação Paulista de Futebol, Renato Almeida, e a coordenadora de marketing da FPF, Bruna Moura.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Na ocasião do “São José for Brands”, a gestão da SAF compartilhou os resultados da temporada, tanto dentro quanto fora de campo. Entre os destaques, estavam a reativação das categorias de base, a formalização da concessão do estádio Martins Pereira, uma parceria com uma marca internacional para fornecimento de material esportivo, a chegada de novos patrocinadores e a reestruturação do departamento de futebol visando a temporada de 2025.
Além de apresentar os planos para o futuro, o evento foi uma oportunidade para homenagear dois ex-jogadores que marcaram a história do clube: Zezinho Friggi, bicampeão paulista em 1964 e 1965, e Joãozinho, vice-campeão paulista e brasileiro em 1989, além de ser o atleta que mais vezes vestiu a camisa do clube, com 320 jogos.
Ninho da Águia
O novo Centro de Treinamentos representa um marco na história do clube. Já estão em funcionamento há duas semanas os primeiros campos de treinamento, com grama natural e medidas oficiais, que são utilizados pelos atletas contratados para a temporada 2025.
Além desses, um campo de grama sintética foi instalado para treinos em espaço reduzido e é utilizado tanto pelos profissionais quanto pelas equipes sub-15 e sub-17.
As obras do CT seguirão em andamento nos próximos anos. Localizado nas margens da nova Via Jaguari, na zona norte de São José dos Campos, o centro ocupará uma área de 200.000 m² e contará com 8 campos, incluindo um mini-estádio com capacidade para 1.500 espectadores, destinado a jogos amistosos, competições de base e futebol feminino. Haverá também 4 campos dedicados ao desenvolvimento das categorias de base, com alojamentos, e um campo especializado para treinamento, com área para goleiros e quadra de areia. O complexo incluirá ainda um Núcleo Integrado de Saúde e Performance, para recuperação de lesões, apoio à saúde mental e acompanhamento nutricional, além de refeitório, hotel para concentração antes dos jogos, auditório, sala de estudos e um lago sustentável para reaproveitamento de água.
O objetivo da estruturação é garantir as melhores condições de trabalho para o time profissional e para o desenvolvimento das categorias de base, com a obtenção do certificado de clube-formador. O projeto está alinhado com a meta do clube de retornar à primeira divisão estadual e alcançar sucesso nas competições nacionais.
Categorias de Base
O foco no futuro do clube passa, também, pelas categorias de base. Em 2024, o São José reativou as categorias sub-15, sub-17 e sub-20 após um dos maiores processos seletivos já realizados na cidade, com mais de 2.000 jovens participando das seletivas. A equipe sub-15 obteve grande destaque ao chegar à terceira fase do Campeonato Paulista, ficando entre as 16 melhores do Estado, além de negociar o jovem Lorenzo Grecco, de 15 anos, com o Santos.
Atualmente, o clube está realizando seletivas para a categoria sub-20, com o objetivo de montar o elenco para as competições de 2025. Para reforçar seu compromisso com a base, o São José está reformando o antigo Campo do Independente, onde os jovens atletas já realizam os treinamentos. O novo Centro de Treinamento exclusivo da base contará com dois campos de futebol e novos vestiários.
Estádio Martins Pereira
O estádio Martins Pereira também passou por melhorias visando a pré-temporada da próxima edição da Série A2 do Campeonato Paulista. Entre as novidades, estão uma nova academia, uma sala de fisiologia e a instalação de um novo espaço para sessões de fisioterapia, especialmente para os jogadores João Gabriel e Rone, que estão em processo de recuperação de cirurgias.
Além disso, o prédio que abriga o Museu do Esporte foi reformado, e agora todos os profissionais administrativos e da área de futebol estão integrados em um mesmo ambiente, que passou a contar com novas salas. O clube também inaugurou uma sala de entrevistas coletivas para atender aos jornalistas.
Em 2023, a empresa Gros Participações Ltda, do Grupo Oscar, venceu a licitação para administrar o estádio Martins Pereira por 25 anos, e essas intervenções fazem parte das primeiras etapas de modernização do local, que em breve contará com placas solares fotovoltaicas para captação de energia limpa e renovável.