CONSUMO

Pode faltar água: Semae alerta para economia em Piracicaba

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP
Em dias de desabastecimento, vazamento de água é registrado na esquina da rua Treze de Maio com a rua Bom Jesus
Em dias de desabastecimento, vazamento de água é registrado na esquina da rua Treze de Maio com a rua Bom Jesus

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) voltou a emitir nesta terça-feira (19) alerta de risco de desabastecimento de água em vários bairros por conta da dificuldade de tratamento de água encontrada nos últimos dias em decorrência das chuvas do fim de semana. Além disso, outros avisos foram emitidos pela autarquia devido ao baixo nível dos reservatórios e tubulação rompida em rua do Água Branca.

Na segunda, havia alerta para possibilidade de falta de água para cerca de vinte bairros: Pauliceia, Takaki, Jupia, Pau Dálhinho, Kobayat Libano, e Nova Suíça, na região Central, São Dimas, Cidade Jardim, Bairro do Alemães, Bairro Alto, Vila Monteiro, Piracicamirim, Maracanã, Morumbi, Prezotto, Pombeva e proximidades e Água Branca, Astúrias, Serra Verde e Proximidades. Na segunda-feira (18), pelo menos sete bairros foram afetados ou por desabastecimento ou por baixa pressão.

“Nesta terça, o abastecimento está afetado pela qualidade da água bruta captada nos rios Piracicaba e Corumbataí (alta turbidez, carregando uma quantidade elevada de galhos, folhas, lama e detritos) após intensas chuvas ocorridas na região, por isso há um aumento no tempo de tratamento da água com a mesma qualidade de sempre. O consequente aumento no consumo de água pela população devido às altas temperaturas dos últimos dias, também impactam o sistema. Esses fatores ocasionam uma recuperação mais lenta dos reservatórios e por isso pontos da rede de abastecimento podem enfrentar instabilidades no fornecimento de água (baixa pressão ou falta de água). A tendência é que o consumo seja maior no feriado, principalmente pelas altas temperaturas, por isso a colaboração da população é essencial nesse período”, explicou o Semae por meio do CCS (Centro de Comunicação Social).

VAZAMENTO
Aos fatores que já interferem no abastecimento somam-se também os vazamentos. Nesta terça-feira, o JP flagrou perda de água tratada na esquina da rua Treze de Maio com a Bom Jesus. O local foi recapeado recentemente e o vazamento começou na segunda-feira (19).

De acordo com o Semae “as atividades de recape podem resultar em alguns casos isolados de vazamentos, em pontos mais sensíveis da rede, em razão da movimentação de máquinas e atividades no local. A equipe operacional está ciente deste ocorrido, no endereço da rua Treze de Maio esquina com a rua Bom Jesus, e irá encaminhar uma equipe para a análise técnica e reparo do mesmo.”

Comentários

1 Comentários

  • Angelo Maniero Junior 22/11/2024
    O descaso com a população pela autarquia não é de hoje. Vários escândalos de corrupção, redes sub-dimensionadas e emprego de materiais de segunda são determinantes para a atual situação de precariedade dos serviços ofertados. Mas a conta vem, haja água ou não nas torneiras da residência. Vamos ver como a nova administração eleita resolverá isso.