TRÂNSITO CONSCIENTE

Arautos da Paz terá simulado de acidente de trânsito

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Anjos de Ambulância, e das concessionárias Via Colinas, CCR AutoBan e Rota das Bandeiras participarão da ação.
Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Anjos de Ambulância, e das concessionárias Via Colinas, CCR AutoBan e Rota das Bandeiras participarão da ação.

A Praça Arautos da Paz, em Campinas, será palco de um grande simulado de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, organizado pela Prefeitura de Campinas em parceria com diversas instituições. A ação deste sábado, 21, faz parte da Semana da Mobilidade Urbana 2024, promovida pela Secretaria de Saúde e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da imprudência no trânsito.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O simulado terá início às 8h30 e demonstrará o atendimento de um acidente fictício envolvendo 17 vítimas, em que os principais fatores de risco, como excesso de velocidade e o consumo de álcool, serão simulados. No cenário criado para o evento, um motorista em alta velocidade perde o controle e colide com outros veículos, enquanto outro, alcoolizado, atinge motociclistas e pedestres que estavam próximos ao local. Equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Anjos de Ambulância, e das concessionárias Via Colinas, CCR AutoBan e Rota das Bandeiras participarão da ação.

Essa atividade contará com seis viaturas e envolverá ainda a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, além das Ligas do Trauma da Unicamp e PUC-Campinas. A expectativa é de que a simulação seja um poderoso instrumento para sensibilizar o público sobre a gravidade dos acidentes de trânsito e a importância de práticas mais seguras.

Os dados sobre acidentalidade em Campinas evidenciam a urgência de iniciativas como essa. Em 2023, os motociclistas representaram 52% dos óbitos no trânsito, enquanto os pedestres somaram 28%. O excesso de velocidade foi responsável por 34% dos 149 sinistros que resultaram em 52 mortes, e a combinação entre álcool e direção esteve presente em 32% dos acidentes fatais.

As atividades da Emdec no local começarão às 7h30, com agentes de mobilidade urbana prestando suporte às viaturas que farão parte do simulado. Não há previsão de bloqueios viários, uma vez que o evento será realizado no interior da Praça Arautos da Paz, no bairro Taquaral.

Comentários

Comentários