SINAL DE ALERTA

Araçatuba registra quase 600 acidentes com escorpiões em 2024

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Segundo dados divulgados, abril foi o mês mais crítico na série de 2024
Segundo dados divulgados, abril foi o mês mais crítico na série de 2024

Araçatuba registrou 50 acidentes com escorpiões apenas na primeira quinzena de agosto, conforme dados da Secretaria de Saúde. Em julho, foram contabilizados 65 casos, enquanto abril lidera como o mês com maior incidência, somando 93 ocorrências. A média diária de acidentes permanece elevada, com aproximadamente 3,5 casos por dia, totalizando 575 incidentes ao longo do ano.

Em 2023, a cidade notificou 1.525 casos de acidentes com escorpiões, o maior número desde o início do monitoramento em 2020.

Crianças, donas de casa, profissionais da construção civil e da agricultura estão entre os grupos de maior risco, pois estão mais expostos aos perigos desses animais.

Escorpiões tendem a buscar locais secos e com temperaturas amenas, muitas vezes saindo dos ralos em busca de abrigo dentro das residências, escondendo-se em roupas, calçados e outros locais. Os sintomas de suas picadas variam de dor local e dormência a sintomas graves, como vômito, convulsões, bradicardia, dificuldade respiratória e até choque.

Comentários

Comentários