TRANSPORTE PÚBLICO

Via PAC, São José comprará 12 ônibus elétricos por R$ 60 milhões

Por Julio Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Adenir Britto/PMSJC
Projeto foi enviado à Câmara esse mês
Projeto foi enviado à Câmara esse mês


A Prefeitura de São José dos Campos pretende financiar R$ 60,3 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para adquirir 12 ônibus elétricos articulados.

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Para que a operação de crédito seja firmada, será preciso autorização da Câmara. O projeto que pede esse aval foi enviado esse mês ao Legislativo pelo prefeito Anderson Farias (PSD). O texto será apreciado a partir de agosto, quando os vereadores voltam do recesso parlamentar.

No projeto, o prefeito afirma que o financiamento permitirá "modernizar e tornar o transporte público mais sustentável e eficiente". Pelo anúncio feito pelo governo federal em maio, o pacote do PAC irá investir R$ 10,5 bilhões para renovar a frota de 98 municípios, com a aquisição de ônibus elétricos e trens.

Frota.

A frota do transporte público de São José dos Campos conta atualmente com 363 veículos, sendo 351 das três concessionárias que atuam na cidade e 12 da Prefeitura - esses últimos são os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) da Linha Verde, que foram comprados em 2020 da BYD por R$ 34,7 milhões, o que representou um custo de R$ 2,894 milhões por veículo.

Os contratos das atuais concessionárias deveriam ter sido encerrados entre abril de 2020 e fevereiro de 2021, mas têm sido prorrogados porque a Prefeitura ainda não conseguiu concluir a nova licitação do transporte.

Desde 2022, a Prefeitura passou a apostar em um novo modelo, que consistiria na locação de 400 veículos elétricos para o transporte, mas cinco tentativas de licitação já fracassaram.

Prefeitura.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura afirmou que os 12 ônibus que serão adquiridos por meio do PAC "irão complementar a frota operacional do serviço de transporte público coletivo, ampliando o volume de veículos e a oferta do serviço à população".

Ou seja, o município passará a ter 24 veículos próprios - os 12 novos e os 12 VLPs - e insistirá na aposta de alugar outros 400, por meio da Urbam (Urbanizadora Municipal), que é uma empresa controlada pelo Prefeitura.

A reportagem também questionou por que a Prefeitura às vezes opta por comprar veículos e em outras situações prefere fazer a locação. Sem esclarecer esse ponto, a Secretaria de Mobilidade Urbana afirmou apenas que "a licitação realizada pela Urbam tem por objetivo substituir toda a atual frota operacional movida a diesel, enquanto a proposta selecionada no PAC tem por objetivo a ampliação de frota operacional com veículos de maior porte (articulados)".

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