No sábado (18), um fragmento de cometa iluminou os céus de partes de Espanha e Portugal, proporcionando uma rara exibição. Embora várias pessoas tenham testemunhado o fenômeno, a imagem capturada sem querer por uma espanhola, durante uma selfie, chamou a atenção dos internautas.
Leia também: Meteorologista explica nuvem colorida no céu de Foz do Iguaçu
A garota é vista sentada sob o céu noturno, prestes a gravar uma selfie, quando de repente uma luz azul se acende atrás dela, tudo foi capturado pela câmera. Ela estava saindo com os amigos no sábado à noite, gravando um vídeo, quando acidentalmente capturou esse momento. Desde então, o vídeo se tornou viral.
O que disse a Agência Espacial Europeia?
No domingo (19), a Agência Espacial Europeia (ESA) postou no X o vídeo de um “meteoro impressionante” capturado por sua “câmera bola de fogo”.
Segundo a agência, a luz azul que atravessava o céu sobre a cidade de Cáceres, no oeste da Espanha, perto da fronteira portuguesa, voava a uma velocidade de quase 72 km por segundo. No entanto, duas horas depois, a ESA voltou ao X para informar ao mundo que o meteoro era na verdade um “pequeno pedaço de cometa”.
“A probabilidade de qualquer meteorito ser encontrado é muito baixa”, afirmou. Isso significa que é improvável que o cometa alcance a superfície da Terra. A ESA pensa que o cometa queimou no Oceano Atlântico, a uma altura de 60 km.
?????? ESA’s fireball camera in Cáceres, Spain, spotted this stunning meteor last night!
— ESA Operations (@esaoperations) May 19, 2024
Our Planetary Defence Office are currently analysing the size and trajectory of the object to assess the chance that any material made it to the surface.
Credit: ESA/PDO/AMS82 - AllSky7 pic.twitter.com/gSU4unncQW