TRÂNSITO

Para reduzir multas, Câmara aprova lei para instalar temporizador em semáforos com radar

Multas por avanço de sinal ocupam segunda colocação em infrações, em Piracicaba; vereadores citaram redução de multas em cidades que adotaram equipamento

Por Roberto Gardinalli | 19/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Guilherme Leite/Câmara de Piracicaba

A Câmara de Piracicaba aprovou em segunda discussão o projeto de lei que obriga a instalação de temporizadores em semáforos dos principais cruzamentos da cidade que possuem radares de controle de velocidade. O projeto foi discutido e votado na sessão da última quinta-feira (18), e foi aprovado com 13 votos favoráveis e um contrário.

Saiba mais sobre Piracicaba

O projeto, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), prevê que os semáforos sejam equipados com temporizadores visíveis aos motoristas, que informem o tempo restante para a mudança de sinal, indicando quando o semáforo passará de verde para amarelo e de amarelo para vermelho. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Luciano Almeida (PP).

De acordo com um levantamento da Semuttran feito a pedido do JP, no primeiro trimestre de 2024, o avanço de sinal vermelho foi a segunda infração mais cometida por motoristas em Piracicaba: foram 9.309 multas aplicadas. O avanço de sinal vermelho perde apenas para as multas de excesso de velocidade, com 11.685 infrações.

Líder do governo na Câmara, o vereador Josef Borges (PP) argumentou contrário ao projeto, e citou uma recomendação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que trata da falta de regulamentação do dispositivo. “Quando o motorista vê faltando apenas alguns segundos, acelera e aumenta a chance de causar sinistros graves com pedestres e outros modais”, avaliou. “Há a expectativa de que o Contran publique uma regulamentação não permitindo mais a implementação de temporizador. Então existe a possibilidade de esta Casa onerar os cofres públicos e o Contran baixar uma resolução não permitindo mais esse dispositivo”, afirmou

Já o vereador Gustavo Pompeo (Avante), ao justificar voto, lembrou que sempre combateu a multa ilegal e que votou a favor do projeto. “Mas entendo como prejudicial a imprudência de algumas pessoas. Nunca vou legitimar a imprudência no trânsito, que pode vitimar uma vida”, afirmou.

O vereador Pedro Kawai (PSD) leu notícias de outras cidades que também implementaram o dispositivo e citou uma em que o índice de multas por avanço de sinal caiu pela metade após o temporizador. “Se todo mundo está fazendo, é sinal que é válido. E está tramitando no Senado o projeto que torna a obrigatoriedade do temporizador em semáforos nos principais cruzamentos no País inteiro”, disse.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.