HISTÓRICO

Pela primeira vez, júri do Salão de Humor será composto por mulheres; CONHEÇA AS JURADAS

Esta é a primeira vez na história que o corpo de jurados do evento é formado apenas por mulheres

Por Da Redação | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Divulgação

O júri da 51ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi definido e divulgado pela Semac (Secretaria da Ação Cultural) e pelo Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) nesta quinta-feira (18). Pela primeira vez na história do Salão, o corpo será composto apenas por mulheres. O Salão internacional de Humor de Piracicaba será aberto no dia 31 de agosto, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.

Saiba mais sobre Piracicaba

O júri de seleção deste ano, que se reúne entre os dias 13 e 14 de julho, terá Bruna Caritá, Andreza Delgado, Lorena Kaz, Monalisa Martins, Valquiria Vlad, Fani Loss e Paloma Alexandrino (Palomita). Elas se juntam à cartunista Fabiane Langona, que assina o cartaz do salão. Além disso, vale lembrar que a categoria Temático do 51º Salão é Mulher.

Bruna Caritá é administradora de empresas, pós-graduada em marketing, proprietária da Galeria Bauhaus Piracicaba; Andreza Delgado é diretora criativa, curadora e especialista em cultura Nerd e Gamer, co-criadora da PerifaCon, primeira convenção nerd das favelas; e Lorena Kaz é escritora, ilustradora e quadrinista. Monalisa Martins é arquiteta e criadora da primeira galeria exclusiva para HQ no Brasil, a Galeria 9º Arte; Valquiria Vlad é publicitária, autora de livros de ficção e não-ficção, gerente de comunicação na Editora Wish e Catarse; Fani Loss é ilustradora, infografista, cartunista e caricaturista; e Paloma Alexandrino (Palomita) é comunicadora, humorista, criadora de conteúdo

Para Júnior Kadeshi, diretor do Cedhu, a iniciativa do Salão em ter um júri composto apenas por mulheres é ousada e corajosa, e inicia uma nova etapa do evento. “É uma iniciativa corajosa e ousada para iniciar uma nova etapa do Salão em sua 51ª edição. A Sônia Luyten, pesquisadora de quadrinhos brasileira, começou uma conversa a esse respeito comigo no ano passado, no Prêmio HQ Mix, em São Paulo. Já no começo deste ano, o Kevin Freitas, presidente da edição, também trouxe a sugestão. Não tinha como ser diferente”, disse.

“Ao olhar um pouco mais para a história do Salão, que traz grandes nomes femininos desde sua origem, percebemos que poderíamos ainda dar mais espaço para as artistas. Então surgiu essa ideia de revisitar o tema Mulher, utilizado em 1980, para termos uma ideia sobre o que mudou no humor nesses últimos anos. E mais do que isso, por que não ter uma exposição justamente pela visão delas?”, disse Kevin Freitas, presidente da 51ª edição do Salão de Humor.

As inscrições de trabalhos para a edição de 2024 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba já estão abertas e seguem até o dia 16 de junho. A ficha de inscrição e regulamento podem ser acessados pelo site do evento.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.