RELIGIÃO

Paróquias em Araçatuba e Birigui se preparam para encenações da Paixão de Cristo

Católicos celebram desta quinta até o domingo o Tríduo Pascal: paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Por Wesley Pedrosa | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Paróquias de Araçatuba e Birigui se preparam para encenação
Paróquias de Araçatuba e Birigui se preparam para encenação

A encenação da Paixão de Cristo durante a Semana Santa é um dos momentos mais significativos, pois retrata o principal evento bíblico, fundamento da fé cristã: a ressurreição de Jesus. Por essa razão, a Paróquia Bom Jesus da Lapa, em Araçatuba, está se preparando para esse espetáculo, que acontecerá na sexta-feira santa, dia 29 de março, as 19h30, repleto de novidades.

Em Birigui, também haverá encenação no bairro Cohab 3 no mesmo dia e horário, promovida pela RCC (Renovação Carismática Católica) da cidade e pela própria comunidade do bairro.

Na Paróquia São Brás, também em Birigui, este momento singular da fé cristã é celebrado com grande participação da comunidade. Para o Diácono Roberto, que atua na paróquia e está prestes a ser ordenado padre, a Páscoa tem um significado muito especial.

“O grande sentido que a Páscoa tem para os cristãos é compreender e celebrar que em Jesus Cristo, Deus feito homem, a humanidade inteira é liberta de toda e qualquer situação de morte, isto é, de toda opressão que é própria de nossa vida. Em Cristo, por sua ressurreição, todos nós podemos vislumbrar algo novo a cada momento, abandonando o passado e lançando-nos ao novo que provém Dele! Pela ressurreição, o cristão compreende que não está destinado ao vazio do esquecimento, mas que viverá plenamente junto Daquele que Ressuscitou e que também nos ressuscitará quando fizermos a nossa Páscoa para junto Dele”, destaca o diácono.

Diácono Roberto, que em abril receberá a Ordem Presbiteral, fala da importância da Pascoa para a fé cristã

Ainda sobre a data, ele afirma que a família é o símbolo do amor que gera vida. “Não podemos pensar em nossas relações familiares sem considerar as inúmeras possibilidades que cercam a nossa existência. A família deve ser uma comunidade de apoio mútuo diante das escolhas de cada integrante, sabendo que algumas serão acertadas e outras nem tanto. Nesse sentido, o período pascal nos convida a nos unirmos, a resgatar a esperança nos momentos de fracasso e a ajudar aqueles que enfrentam situações difíceis, proporcionando-lhes uma nova vida”, afirma o futuro sacerdote.

Em Araçatuba, a encenação acontece na rua Mato Grosso, 416, no Centro. Já em Birigui, a encenação da Via Sacra será na comunidade Santa Rita de Cássia, localizada na rua Florindo Lot, 413, no bairro Cohab 3.

Tríduo Pascal
A Diocese de Araçatuba divulgou os horários das celebrações do Tríduo Pascal nas cidades de Andradina, Araçatuba, Birigui e Guararapes para o ano de 2024. O Tríduo compreende o período que vai da tarde da Quinta-feira Santa até o Domingo de Páscoa. Durante esse período, a Diocese tem uma programação diversificada de missas, procissões e vigílias eucarísticas. As paróquias são responsáveis por informar os fiéis sobre suas programações além das missas.

Leia mais:
Diocese de Araçatuba divulga horários das celebrações do Tríduo Pascal; confira

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.