TECNOLOGIA

Futebol e Tecnologia

Por José Milagre | 24/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

O Paris Saint- Germain (PSG), um dos Gigantes do futebol francês, irá aprofundar seu envolvimento com o Web3, ou seja, se tornou um validador de blockchain para tokens de torcedores do clube esportivo, os quais serão fornecidos pela plataforma Chiliz. Este movimento simboliza o compromisso do clube francês em alavancar a tecnologia de blockchain e oferecer para seus torcedores uma base inovadora. 

No comunicado que anuncia a novidade, o time de futebol destacou que “o compromisso do PSG com a inovação e importância da tecnologia Web3, demonstrando seu investimento estratégico no futuro dos produtos e experiências digitais”, representa um futuro descentralizado da internet até mesmo no futebol, unindo as tecnologias como a blockchain, criptoativos, NFTs, fan tokens, entre outros. 

O que é a tecnologia Web3?

A tecnologia Web3 é a próxima geração da internet descentralizada, segura e transparente. Ao aderir ao Web3, o Clube francês pretende melhorar sua presença digital, como também interagir com os fãs em um nível mais personalizado. A integração da tecnologia blockchain, permite a criação de experiências através de tokens destinados exclusivamente aos seus torcedores, permitindo assim que eles participem de várias atividades relacionadas ao clube e processos de tomada de decisão de forma exclusiva. 

A desenvolvedora, é uma plataforma blockchain, Chiliz,  especializada na criação de soluções de engajamento de fãs e torcedores para clubes ou entidades esportivas. Ao colaborar com a plataforma, o PSG ganha acesso a um ecossistema robusto que permite a criação e o gerenciamento de tokens de fãs que podem ser usados para atividades como, votar em decisões do clube, acessar conteúdos exclusivos e participar de iniciativas orientadas por seus torcedores. 

Qual será o papel do clube francês como validador de blockchain?

Ao validar transações e manter a rede de blockchain, o PSG contribui para a criação de um ambiente confiável para os torcedores que se envolverem com o clube por meio dos ativos digitais. Através de seu envolvimento com a Web3 e a plataforma Chiliz, o clube irá aprimorar suas estratégias de engajamento de fãs e torcedores, oferecendo oportunidades únicas para se conectarem com o clube de maneira significativa. Os tokens para torcedores prometem um novo caminho para que estes demostrem sua lealdade e suporte, além de terem acesso a benefícios e experiências exclusivas. 

Além disso, como validador, o Paris Saint-Germain desempenha um papel crucial na garantia da segurança e integridade do ecossistema de tokens, podendo ser responsabilizado em caso de dano aos torcedores que aderirem a novidade. 

Tecnologia Blockchain

A tecnologia blockchain oferece uma variedade de benefícios que vão desde a maior segurança e transparência, até custos reduzidos e maior eficiência em vários setores já que ainda não possui regulamentação ou tributação específica. Possuindo uma natureza descentralizada e transparente, a blockchain oferece recursos de segurança, custo-benefício, facilitação de transações, entre outros elementos que a tornam uma ferramenta poderosa para transformar os processos de negócios na era digital. Importante lembrar que, apesar da natureza descentralizada, ainda é possível rastrear criminosos que tentam tirar vantagem do validador.

Deixe o seu comentário

E você, apoiaria o clube francês neste novo avanço tecnológico, ou ficou curioso sobre o assunto? Envie seu comentário ou sugestão para consultor@josemilagre.com.br e não se esqueça de se inscrever no meu canal no Youtube (http://www.youtube.com/josemilagre) ou no instagram (@dr.josemilagre).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.