TECNOLOGIA

Cybercriminosos na volta às aulas

Por José Milagre | 27/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Com o aumento do interesse em mercadorias escolares nessa época do ano, os cybercriminosos imitam a aparência, o conteúdo e a funcionalidade de sites originais para enganar os usuários e ganhar sua confiança para roubar informações. Pais e consumidores buscam sempre os melhores produtos e as melhores ofertas para que os custos não sejam tão altos, para que os gastos se adequem em seus orçamentos, mas é importante tomar cuidado com ofertas “boas demais pra serem verdade”.

Como identificar sites clonados?

Sites clonados geralmente apresentam pequenas mudanças em suas URLs, podendo conter um número ou letra diferente, a mais ou a menos, modificando assim o original. Por isso, é importante se manter sempre atento. Se certifique de que o nome de domínio corresponde ao site oficial.

Procure por indicadores de segurança, já que sites legítimos geralmente exibem um ícone de cadeado bloqueado ou https:// em seu URL, o que demonstra que o site usa criptografia e é totalmente seguro. Por sua maioria, sites clonados não possuem esse sistema de segurança, ou acabam usando uma criptografia falsa para enganar os usuários.

Fique atento a erros ortográficos e de gramática, já que por sua maioria, os cybercriminosos acabam não sendo tão perfeccionistas em seus detalhes, já que confiam na afobação por parte dos consumidores em adquirir produtos em ofertas exclusivas.

Cuidado!

Seja cauteloso e desconfie de comentários feitos no próprio site clonado. Outra técnica de assegurar que você está comprando em um site seguro, é sempre procurar por ele em sites de reclamações oficiais como o “Reclame Aqui”, e ver a experiência e comentários de outros usuários com o respectivo site.Não clique em links ou anexos em e-mails, mensagens de aplicativos ou sms não solicitadas.

Como me proteger contra sites clonados?

Mantenha sempre atualizado e execute regularmente softwares antivírus e anti-malware para proteger seus dispositivos contra malwares e ataques de phishing. Certifique-se que seu dispositivo esteja sempre atualizado com os sistemas de segurança mais recentes.

Outra técnica é sempre usar senhas fortes e exclusivas com caracteres maiúsculos e minúsculos, números e símbolos.

Identificar e se proteger de cybercriminosos e sites clonados requer vigilância e cautela por parte dos usuários, principalmente em épocas em que as vendas tendem a serem maiores e os consumidores buscam por economia.

Deixe o seu comentário

Tem dúvidas? Já foi vítima ou se deparou com sites clonados? Envie seu comentário ou sugestão para consultor@josemilagre.com.br e não se esqueça de se inscrever no meu canal no Youtube (http://www.youtube.com/josemilagre) ou no instagram (@dr.josemilagre).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.