TECNOLOGIA

Não caia em golpes durante a Black Friday

Por José Milagre | 11/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Os consumidores esperam ansiosamente por esse evento anual. Com grandes ofertas e uma variedade de produtos, o comércio online varejista desempenha um papel significativo na hora do consumidor escolher onde irá realizar a compra, justamente por proporcionar uma diversidade de produtos, desde roupas e sapatos, até eletrodomésticos e eletrônicos.

Fique esperto
Conhecida como “Maquiagem de Preços”, os varejistas aproveitam a chegada do evento e aumentam os preços semanas antes, logo em seguida oferecem descontos aparentemente “generosos” durante a Black Friday. Não se engane!

Compras Online
Cuidado! Redobre a segurança de seus dados e fique atento a sites falsos. É crucial que consumidores adotem cuidados para garantir uma experiência de compra segura e satisfatória.

Antes de realizar uma compra, faça uma pesquisa prévia e verifique a autenticidade do site que pretende adquirir seus produtos. Certifique-se de que esteja comprando em canais legítimos e com um vendedor de boa reputação. Procure por certificados de segurança, avaliação de outros consumidores e sites de reclamações.

Utilize métodos de pagamento seguros. Prefira cartões de crédito que ofereçam proteção contra fraudes. Nunca salve os dados de seu cartão em sites ou aplicativos de compras que use. Quando o pagamento for por método Pix, certifique-se que todas as informações de preenchimento estejam corretas e verifique se o Titular da conta é o mesmo da empresa que está comprando.

Estelionato digital será crime no Código Penal
Utilizar meios digitais para aumentar a projeção de atividade, marca, produto e, serviço de forma irregular, ou se utilizar de anúncios ou ofertas falsas contra alguém que esteja em busca de uma renda extra, será crime de estelionato com penas que vão de 4 a 8 anos de reclusão.

O Projeto Lei 2339/23 apresentado pelo Deputado Júnior Mano (PL-CE), promove alteração da norma para que inclua outras atividades criminosas. A proposta ainda depende de análise do Plenário da Câmara, mas já vem sendo vista de forma amigável por outros Deputados.

Aplicativos e Programas de Renda extra
Produtores de conteúdo digital que abusam da confiança de seus seguidores, ou se aproveitam de sua influência em plataformas digitais, para promover aplicativos ou programas de renda extra, também estão sujeitos a pena.

Promessas que garantem uma renda extra com pouco esforço acabam atraindo milhares de usuários nas redes sociais que acabam caindo em golpes promovidos por produtores de conteúdo digital (influencers), que podem inclusive ser responsabilizados pelos danos sofridos pelos seguidores.

Plataformas que prometem um retorno de renda imediata em troca de curtidas ou avaliações de produtos é rentável somente para os golpistas, que cobram uma taxa inicial para que os interessados participem e depois somem.

Atenção!
Mensagens ou propostas recebidas oferecendo empregos de forma home office que garantem uma renda extra, são métodos frequentemente utilizados pelos infratores. Por mais que golpes desse tipo sejam conhecidos por milhares de usuários, golpistas ainda conseguem fazer milhares de vítimas que, de forma inocente, acabam tendo seus dados pessoais roubados e utilizados pelos infratores.

Deixe o seu comentário
Tem dúvidas, ou já foi vítima de algum desses golpes e precisa de ajuda. Envie seu comentário ou sugestão para consultor@josemilagre.com.br e não se esqueça de se inscrever no meu canal no Youtube (http://www.youtube.com/josemilagre) ou no instagram (@dr.josemilagre)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.