OPINIÃO

Jundiaí com atenção e oportunidade para todos

Um dos pilares da nossa gestão é trabalhar para expandir as oportunidades para os jundiaienses no mercado de trabalho. Essa é uma agenda permanente.

Por Luiz Fernando Machado | 21/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Divulgação

Instituído oficialmente pela Lei n0 11.133 de 2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, é resultado de reivindicações de longa data dessa população, seus familiares e amigos. Em Jundiaí, tratamos esse tema, de extrema relevância, de forma estratégica e transversal em todos os setores da prefeitura, buscando atender às mais diversas reivindicações por meio de Políticas das Pessoas com Deficiência.

Um dos pilares da nossa gestão é trabalhar para expandir as oportunidades para os jundiaienses no mercado de trabalho. Essa é uma agenda permanente que se traduz em reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, bem como a oferta de cursos de qualificação. Com isso, temos ampliado a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Em recente parceria com a empresa Mercado Livre, por exemplo, oferecemos formação e recolocação para esse público. São iniciativas como essa que fazem de Jundiaí referência e que colocaram o município como o quinto maior empregador de pessoas com deficiência no Estado de São Paulo, em 2022.

O atendimento na área da saúde é outro eixo do nosso trabalho. Uma das nossas mais recentes entregas é o novo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD) “Maria de Lourdes Guarda”, com o dobro de espaço do antigo prédio e projetado para oferecer mais conforto aos usuários. Com nove salas de atendimento, três salas de espera, uma sala para atividades coletivas, o serviço é referência para o atendimento de pacientes com sequelas neurológicas, malformação congênita, doenças progressivas e amputados. Uma equipe multiprofissional - formada por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisiatras e nutricionais - compõe o quadro do NAPD.

As iniciativas se multiplicam em diversos outros setores da administração pública municipal. As nossas praças e parques recebem academia e brinquedos adaptados para atender tanto o público adulto como o infantil, oferecendo mais uma opção para atividades físicas e de lazer para a população. Nosso sistema de transporte acaba de receber 68 novos ônibus acessíveis às pessoas com deficiência, a maior entrega de uma única vez nos últimos 20 anos. Assim, ampliamos as melhorias para a mobilidade e independência das pessoas com deficiência.

Outra conquista importante são os livros em Braille. Neste ano, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu 1200 volumes produzidos nesse sistema de escrita, além de outros 300 CDs de livros narrados. No Programa Escola Inovadora, as iniciativas também se multiplicam, inclusive com hortas acessíveis. Nos prédios públicos, avançamos em promover a acessibilidade por meio de ajustes desses locais.

A participação da população tem sido fundamental na melhoria de infraestrutura e oferta de serviços por meio de vários canais e da atuação do Conselho da Pessoa com Deficiência. Ficamos muito orgulhosos com iniciativas como as do Comitê das Crianças da nossa cidade, reforçando nosso compromisso com a Primeira Infância e o projeto Jundiaí Cidade das Crianças.  Entre as reivindicações, a composição atual do órgão decidiu que uma das suas vagas fosse ocupada por uma criança com alguma deficiência. Prova de que estamos formando cidadãos com uma ampla responsabilidade social. Tenho certeza de que os exemplos dos nossos meninos e meninas vão se multiplicar e ajudarão a construir uma Jundiaí cada vez mais justa e com oportunidade para todos.


Luiz Fernando Machado é prefeito de Jundiaí.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.