TECNOLOGIA

Golpe das tarefas online é o maior golpe do Brasil

Por José Milagre | 02/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Grupos no Telegram com mais de 17.000 membros onde pessoas trocam informações sobre uma oportunidade milionária de ganhar dinheiro online, onde é possível ter rentabilidades absurdas por dia, simplesmente trabalhando do conforto de casa.

Golpe das tarefas
Este é o golpe das tarefas, o golpe que mais vem lesando pessoas em todo o Brasil. O Golpe é efetivo porque trabalha com gatilhos poderosos, antecipação e ganância. O golpe lesa pessoas que estão buscando ganhar uma renda extra ou mesmo trabalhar de casa, que anestesiadas pelas propostas de altos lucros, ingressam sem receios no desenvolvimento das tarefas e investimentos propostos.

Anatomia
Tudo começa com um contato pelo Instagram. A oferta é para que a pessoa faça parte de um esquema poderoso de renda. Quando a pessoa clica, ela é adicionada a um número internacional no Whatsapp. Este número informa um código  e pede para ela falar com a “secretária” em um perfil no Telegram.

No Telegram
O Telegram hoje é o palco de crimes no Brasil. Ninguém mais precisa ir na Deep Web. No Telegram, existe venda de dados e vendas de falsas wallets e sistemas de investimento. É isso mesmo! É possível comprar um serviço falso de criptomoedas e por para rodar, lesando inúmeras pessoas. É neste ambiente que também estão os grupos de “investidores”, grupos que reúnem vítimas e criminosos. Nestes grupos, falsos investidores postam lucros, com o escopo de iludir as vítimas. Logo que entram no Telegram, outro contato vem falar com a vítima, se passando por “professor” e rapidamente passa uma tarefa, normalmente seguir e curtir um influencer no Instagram. A vítima faz a tarefa, manda o print para seu “mentor” e na hora recebe um pix! Fica empolgadíssima e continua fazendo as tarefas, ganhando dinheiro na hora...

Até que...
Neste momento então, o professor informa que a vítima está indo muito bem e subiu de fase. Agora as tarefas mudam e envolvem valores maiores. Começa com R$ 1.500,00. Ela terá que fazer um PIX e este saldo entrará em uma plataforma de investimentos - Lembra que falei das falsas plataformas... - e no mesmo dia ela receberá o valor mais o lucro, que foi obtido com compra e vendas de criptoativos. No mesmo dia, ela recebe R$ 2.000,00, e então, adivinha... Outra tarefa lhe é oferecida, e ela sempre tem que pagar. Empolgada, não percebe que tudo é uma encenação. Ocorre que a vítima é condicionada a “reinvestir” o que está na plataforma, anestesiada pelos números apresentados nesta, “esquecendo-se” de tentar sacar. Depois de muitos pagamentos e verificando lucros absurdos na sua plataforma, solicita o saque e é aí que o problema começa.

Isso é golpe, isso é crime!
Neste ponto a pessoa por trás do projeto começa a criar óbices para os saques, informando que a vítima tem que pagar mais para ter os pontos para poder sacar. Depois que a vítima paga com  tudo que tem, o “professor” fala que ela terá que pagar impostos. Pagar, pagar, pagar. Até que a vítima sem ter mais nada, cai na real.

O que fazer?
É um erro dizer que o dinheiro está perdido. Isto porque embora os números telefônicos sejam internacionais, os bandidos estão criando fintechs e abrindo contas bancárias no Brasil. Neste sentido, caso tenha sido vítima é muito importante registrar a ocorrência por fraude eletrônica e por estelionato, com base no art. 171-A do Código Penal. Acionar imediatamente o MED do seu banco para tentar bloquear as contas de destino dos PIX total ou parcialmente, e rapidamente procurar ajuda de um advogado especializado para notificar os bancos dos destinatários para que possam responder, pois abriram contas em nomes de fraudadores.

MED
Para saber mais sobre o Mecanismo Especial de Devolução acesse: https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/pix/FAQ_Participantes.pdf

Youtube
No meu canal no Youtube, preparei uma aula completa sobre o golpe das tarefas e como tentar recuperar o dinheiro perdido, sobretudo explicando qual a responsabilidade das Exchanges e Bancos ao falharem com mecanismos de segurança. Lembrando que pelo Marco dos Criptoativos, Lei 14.478/22, as instituições de criptoativos são equiparadas às instituições financeiras e devem adotar os critérios de segurança. Acesse e não deixe de se inscrever: https://youtu.be/iKWrPzla6e8?si=UDkb4DBMClXEMcrr Envie sua mensagem: consultor@josemilagre.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Joaquim pereira
    14/09/2023
    Muito boa matéria parabéns, Mas se as autoridades tem conhecimento, porque não chegam até esses criminosos.