OPINIÃO

Educação para formar e encantar

Neste mês de junho a cidade de Jundiaí também foi reconhecida internacionalmente por suas boas práticas na área da educação.

Por Luiz Fernando Machado | 22/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a rede Sampi

Divulgação/PMJ

A educação é a base para o desenvolvimento dos cidadãos e é prioridade para nós na gestão da cidade, a começar pelo fato de ser a área com maior orçamento do governo.  Isso porque sabemos que uma política de educação verdadeiramente forte atua diretamente na redução das desigualdades. Por meio dos programas Cidade das Crianças e Escola Inovadora, temos investido continuamente na formação dos cerca de 40 mil estudantes e no aperfeiçoamento dos quatro mil educadores da rede municipal de ensino.    

Com muita atenção aos detalhes, construímos novas escolas e reformamos unidades para oferecer um espaço agradável e estimulante para os nossos estudantes. Em 2022, investimos mais de R$ 10 milhões em equipamentos como os 3.200 chromebooks e 81 carrinhos de suporte, 3.126 kits de material de cultura maker e 2.530 tablets, além de telas interativas, do “Rob” para a educação infantil e outras ferramentas tecnológicas. 

Temos ainda trabalhado para o fomento à leitura com a aquisição de novos livros e a adoção de estratégias para estimular nossas crianças de todos os segmentos, dos bebês, por meio da contação de histórias, por exemplo, até a educação para jovens e adultos. E, como a qualidade do professor é fator determinante para o ganho de aprendizagem dos estudantes, também fazemos investimento de forma contínua na “Biblioteca do Educador”. 

Para tornar esse ambiente ainda mais encantador, criamos a Plataforma de Educação e Cultura, porque acreditamos que as áreas caminham juntas e se complementam na formação do ser humano. Atividades e apresentações culturais nas nossas escolas têm ampliado o repertório da nossa equipe escolar e estudantes, bem como contribuído para a criação de público para esses equipamentos, promovendo o trabalho artístico dos profissionais da região.  

A alimentação das crianças em Jundiaí é outro tema que tratamos com muita seriedade. Hoje, as nossas unidades escolares participam do Projeto Inova na Horta e já possuem uma horta para chamar de sua. Além de estimular uma alimentação saudável entre nossas crianças, a iniciativa contribuiu para promover práticas sustentáveis, que os estudantes levam para suas casas, multiplicando esse conhecimento de preservação do nosso meio ambiente.  E não para por aí, somos a única cidade do Brasil a incluir PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) no cardápio da merenda.   

O Programa de Combate à Obesidade integra o Inova na Horta. Com isso, temos reduzido o número de meninas e meninos acima do peso. A obesidade infantil é um desafio em todo mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das crianças estão acima do peso no planeta. Por isso, ficamos muito orgulhosos com o programa Vale Verde, que oferece 100% dos produtos orgânicos cultivados na horta e que abastecem a merenda escolar.  

Essas e outras iniciativas na educação fazem Jundiaí ser destaque no panorama nacional. Temos levado essas experiências em encontros com os mais diversos públicos e percebemos o interesse de gestores, que inclusive visitam nosso município, em conhecer de perto nosso trabalho. Mas fomos além, e neste mês de junho a cidade de Jundiaí também foi reconhecida internacionalmente por suas boas práticas na área da educação.   

Em um evento em Denver, nos Estados Unidos, a instituição norte-americana "Children & Nature Network", que elege práticas incentivadoras do contato e conexão entre as crianças e natureza, escolheu o nosso projeto “Desemparedamento de Escola” entre os 13 melhores, de um total de 250 inscritos. Além de ter sido a única representante brasileira a figurar entre os finalistas.     

Por tudo isso, é uma grande satisfação compartilhar nossos avanços. Ficamos ainda mais contentes em saber que estamos fazendo uma contribuição indispensável para o futuro de nossas crianças.    


Luiz Fernando Machado é prefeito de Jundiaí.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.