OPINIÃO

Crimes com criptomoedas. O que fazer e como operar com segurança?

A cada dia mais pessoas ingressam para o mercado cripto. No entanto, alguns cuidados são fundamentais. Leia mais no artigo de José Milagre, na rede Sampi.

Por José Milagre | 02/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a rede Sampi

Divulgação

Bombando
Fruto inevitável da evolução tecnológica, as Blockchains permitiram a consolidação das criptomoedas, sendo que a cada dia mais pessoas ingressam para o mercado cripto, comprando, custodiando, aderindo a projetos e iniciativas com tokens fungíveis e não fungíveis. Por outro lado, considerando o crescimento deste mercado e a ignorância de muitos que operam com os tokens, a criminalidade cibernética tem movimentado muitos milhões explorando técnicas e projetos fraudulentos com o objetivo de subtrair fundos daqueles que operam com criptomoedas.

Dados
De acordo com o Crypto Crime Report 2022, os crimes com criptomoedas totalizaram US$ 21 bilhões em 2021 – aumento de 79% em relação ao ano anterior.  Segundo pesquisa da empresa Chainanalysis, os crimes relacionados a criptomoedas movimentaram em 2021, R$ 80 bilhões. Ainda, conforme relatório da Lunar Crush, publicado em maio de 2022, golpes com criptomoedas cresceram 3894% em dois anos. Em maio de 2022, mais de 200 mil fraudes com criptomoedas foram detectadas, segundo a Kaspersky.

Meu Livro “CyberCrimes e Segurança Digital com Criptomoedas”
Acabo de lançar o livro “CyberCrimes e Segurança Digital com Criptomoedas”. Neste livro inédito, abordo em detalhes como os furtos acontecem, os principais golpes com criptomoedas, aspectos jurídicos e investigativos e importantes estratégias de auditoria de projetos e segurança digital, para proteger aqueles que negociam, desenvolvem negócios ou operam com criptoativos. Com as técnicas do livro, pessoas aprimorarão seu ambiente digital e evitarão centenas de riscos, nas operações com as criptos. Uma obra exclusiva, fruto de anos de pesquisa e de atuação em projetos de forense e direito digital e na resolução de questões e problemas jurídicos com criptomoedas, recomendada para especialistas, profissionais de tecnologia, do direito e pessoas que desejam conhecer os melhores controles e práticas para proteção do seu patrimônio digital. Você acessa o livro em https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/livro-cybercrimes-e-seguranca-digital-com-criptomoedas/M80032439K

Dicas de segurança
Para operar criptoativos com segurança é preciso adotar algumas medidas básicas, mas que ajudam e muito pessoas a se manterem seguras. Anote:

  1. Escolha bem a Exchange e Wallet. Prefira as que tem programas de compliance e controles de segurança ativados por padrão e que tenham sede no Brasil;
  2. Dê preferência às cold e hardwallets, mas saiba que você é responsável por sua segurança;
  3. Acesse seus ativos somente de computador e conexões confiáveis, com sistemas atualizados e antimalware instalado;
  4. Jamais dê permissões para sites e aplicativos conectarem na sua wallet, sem antes avaliar detalhes do projeto;
  5. Desconfie de projetos de investimento com rentabilidade diária ou fora do comum;
  6. Utilize senhas fortes e inúmeros fatores de autenticação;
  7. Cuidado com links maliciosos e dos buscadores, prefira sempre acessar diretamente os serviços;

Vitima
Caso tenha sido vítima, é importante preservar todas as provas, registrar a ocorrência a procurar ajuda especializada. Agindo rapidamente pode-se periciar a Blockchain e identificar exchanges e entidades por onde as criptos passaram, sendo possível então bloquear os fundos. As carteiras e exchanges também podem ser responsabilizadas por falhas em controles de segurança da informação.

Site
No meu site http://www.direitodigital.adv.br eu explico em detalhes como se proteger destes golpes. Se inscreva também no www.youtube.com/josemilagre e receba semalmente orientações sobre inovação e segurança digital. 


José Milagre é advogado especialista em direito digital, Analista de Sistemas, Mestre e Doutor pela UNESP, colunista de Tecnologia e Segurança Digital da rede Sampi. Instragram: @direitodigital.adv. Email: consultor@josemilagre.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.