A Atech e a prefeitura de São José dos Campos anunciaram uma parceria para fazer gestão e monitoramento das operações de inteligência e segurança. Segundo a prefeitura, acordo resultará na ampliação da consciência situacional em segurança, viabilizando tomadas de decisões estratégicas, possibilitando maior controle de riscos e otimização dos custos operacionais.
O projeto será desenvolvido tendo como base o Sistema de Gerenciamento de Incidentes, módulo da plataforma Arkhe Governance da Atech. As atividades técnicas serão realizadas no CSI (Centro de Segurança e Inteligência), da Sepac (secretaria de Proteção ao Cidadão).
O Sistema de Gerenciamento de Incidentes foi criado para executar serviços avançados e de alto valor agregado em segurança pública. Segundo a Atech, é um sistema flexível e customizável, que permite agregar dispositivos e sensores (IoT), como câmeras de vigilância e drones, possibilita integrações e proporciona uma ampla consciência situacional; capacidades necessárias para atender as demandas da segurança pública.
"É uma solução modular e expansível em capacidade, volume e serviços. Interessante para aplicações do tipo multiagência, onde o Sistema de Gerenciamento de Incidentes possibilita uma consciência situacional ampla, com a capacidade de rastreio de todos os agentes envolvidos", afirma o presidente da Atech, Edson Mallaco.
Dentre suas capacidades principais, destacam-se ser disponibilizado em ambiente de nuvem, empregar tecnologias de IoT (Internet das Coisas), integrar dispositivos móveis, e oferecer mensageria segura (fotos e textos), dados georreferenciados (GIS), monitoramento e rastreio, dashboards e mapas temáticos, em tempo real.
"É uma parceria importante para São José dos Campos com a Atech, uma empresa de atuação em mercado nacional e internacional, presente também em nossa cidade, no Parque Tecnológico, com foco em tecnologia e inovação. Este projeto nos ajudará com novas ferramentas para continuarmos prestando o melhor serviço para a população por meio do CSI", disse Bruno Santos, Secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos.
INCENTIVO À CIÊNCIA.
A parceria entre a Atech e a Prefeitura de São José dos Campos é faz parte do “Programa de Incentivo à Inovação Científica, Tecnológica e Sustentável de São José dos Campos”, criado em 2017 pela lei N° 9.563. Este programa permite que a prefeitura receba projetos inovadores para avaliação, visando otimizar obras e serviços públicos em benefício da população.
Comentários
1 Comentários
-
Carlota Joaquina 29/09/2022Investir em tecnologia é ótimo, mas são medidas de mitigação. Criminalidade e violência devem ser tratadas nas suas causas. A principal causa é a desigualdade social e o impacto da pobreza na vida das mulheres. Os criminosos são geralmente filhos de meninas arrebanhadas pelo tráfico. Basta visitar qualquer comunidade do Vale do Paraíba e vai ficar fácil saber. Dito isto, investimentos em tecnologias e aparatos de segurança nunca serão suficientes e custam grande parte do recurso público que poderia ser usado para saúde ou educação.