28 de agosto de 2024
EFEITO

Queimadas aumentarão preços do álcool, diz entidade do setor

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
WhatsApp/GCN
Bombeiros tentam apagar fogo que atinge plantação em Ipuã

O impacto das queimadas que atingiram o interior de São Paulo, incluindo a região de Franca, ao longo dos últimos dias será direto no preço do etanol e da cana-de-açúcar. Esta é a previsão da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil).

Só nos municípios do entorno francano, foram registrados 178 focos de incêndio em dois dias. Em todo o Estado, foram 2,1 mil. A perda total estimada pela sociedade chega a R$ 350 milhões. A entidade também aponta que, ao todo, cerca de 59 mil hectares foram queimados.

“Percebemos uma redução na produtividade na ordem de 50% por essa perda de biomassa que acabou sendo incendiada. Com isso, já temos impactos diretos nos preços do etanol e do açúcar e no canavial do próximo ciclo”, afirma o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira.

A organização também aponta que as chamas foram prejudiciais a várias etapas do processo de produção da cana-de-açúcar, da plantação já perto de ser colhida à que ainda estava em processo de brotação.

A Orplana integra o gabinete de crise do Governo estadual, que busca mitigar as perdas e evitar o aparecimento de novos focos de incêndio. “O tempo deve continuar seco e quente nos próximos dias, o que nos traz muita preocupação. Porém, temos ciência de que as queimadas podem voltar a acontecer, aumentando os prejuízos”, reforça José Guilherme Nogueira.

Comitê de crise em Franca

Com os estragos causados pelos incêndios, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) decidiu criar um comitê de crise em Franca. A oficialização aconteceu durante uma reunião na manhã do último domingo, 25, contando com as presenças de autoridades representantes de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Comunicação e secretarias de Saúde e Meio Ambiente.