O prefeito de Caçapava, Yan Lopes (Pode), determina redução de 30% nas despesas públicas de todas as secretarias. A decisão consta de decreto publicado no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (8).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Todos os secretários, chefe de gabinete e procurador-geral ficam obrigados a reavaliar e aditar, “de modo a preservar as atividades imprescindíveis à manutenção do equipamento gerido ou do programa objeto dos contratos”.
A medida adotada pelo prefeito de contingenciamento de despesas segue o modelo adotado em outros municípios, como Taubaté, cidade em que o prefeito Sérgio Victor (Novo) detalhou medidas de corte de 30% das despesas, e Jacareí, cidade na qual o prefeito Celso Florêncio (PL) determinou corte de 40% das despesas de secretarias, órgãos e autarquias municipais.
O decreto publicado por Yan Lopes em Caçapava ainda diz que fica instituída, junto ao gabinete do prefeito, a Comissão de Contenção de Despesas, que será composta pelos secretários de Finanças, Luiz Claudio de Toledo Araújo, de Gestão Pública, Gabriel Pinelli, e de Governo e Relações Institucionais, Roberto Sá.
A comissão ainda será composta por alguns diretores e chefes de divisão das secretárias envolvidas. Caberá ao Procurador-Geral, Matheus Gobbi, nomear um procurador para acompanhar a execução do decreto.
Entre os trabalhos da comissão, está o de avaliar o passivo financeiro em 31 de dezembro de 2024 e decidir a respeito de pagamentos de forma a compatibilizá-los com as necessidades financeiras decorrentes da execução orçamentária, além de propor a execução financeira do exercício e reavaliá-los pelo menos quinzenalmente.