O Programa de Vigilância da Raiva do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) da Secretaria de Saúde municipal de Itatiba registrou o segundo caso de morcego infectado com o vírus da raiva em Itatiba neste ano. O animal foi encontrado no Bairro do Pinhal, nas dependências de uma indústria têxtil; o primeiro caso, em junho, foi registrado no Condomínio Ville de Chamonix I.
“Diante do registro deste segundo morcego positivo para raiva, fizemos todas orientações de biossegurança. Ninguém da empresa teve contato direto com o animal. Reforçamos medidas de prevenção da doença, que incluem não manipular esses animais e avisar ao CCZE caso ache algum caído.”, garantiu a médica veterinária do CCZE Itatiba, Isabela Buckov. Este segundo morcego com raiva encontrado na cidade neste ano se trata de uma fêmea adulta da espécie Eptesicus furinalis.
Em 2024 a Zoonoses bateu recorde de coleta de morcegos que a população encontrou no chão ou mortos. Todos têm amostras enviadas ao laboratório para análise sobre a raiva e a maioria tem resultado negativo.
Se encontrar, avise
O Programa de Vigilância da Raiva deve ser informado quando um morcego for encontrado em situações atípicas, como caído no chão, dentro das residências, nos quintais e até voando durante o dia, já que o comum é voar à noite, pelo morcego ser animal com hábitos noturnos.
Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los. Se necessário, é possível isolar o cômodo ou cobrir o animal com um balde/caixa até a retirada segura pelos técnicos do CCZE. O telefone para informar a presença de morcegos é o 4524-8826.
Sem contato
A médica veterinária Isabela alerta que quem tiver qualquer contato com morcego - for mordido, arranhado, encostar em secreções ou simplesmente tocar nele - deve procurar uma unidade de Saúde com urgência. Neste fim de ano, as três Unidades Avançadas de Saúde (UAS) vão funcionar diariamente: nas vésperas e dia de Natal e Ano Novo o atendimento será das 10h às 18h. Nos demais dias, será “das dez às dez”: das 10h às 22h. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas dias 26 e 27/12.
Vacinação contra raiva
A vacina contra raiva deve ser aplicada anualmente em animais a partir dos três meses de vida. A campanha está suspensa em todo o Estado de São Paulo, mas é possível encontrar a vacina no CCZE durante todo o ano, gratuitamente, mediante agendamento. Basta entrar em contato pelo telefone 4524-8826. O atendimento no CCZE é na Av. José Boava - 1.350, no Bairro da Ponte.