MÚSICA CLÁSSICA

Orquestra apresenta último concerto da temporada

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
O Concerto traz a Abertura “Coriolanus”, Op. 62, de Beethoven, escrita em 1807
O Concerto traz a Abertura “Coriolanus”, Op. 62, de Beethoven, escrita em 1807

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) volta ao palco do Teatro Polytheama para seu último concerto da Temporada Oficial 2024 no dia 14 de dezembro, às 20h.

O Concerto traz a Abertura “Coriolanus”, Op. 62, de Beethoven, escrita em 1807 para a Tragédia do dramaturgo Vienense Heinrich Joseph von Collin, baseada em uma peça de Shakespeare. A Abertura foi executada pela primeira vez em 1807 ao lado da Sinfonia Nº 4 e do Concerto para piano Nº 4. A música traduz a força e intensidade do personagem Caio Márcio Coriolano, general da República Romana do século V a.c.

A segunda música do programa é do compositor alemão Franz Anton Hoffmeister. O compositor escreveu dois concertos para viola provavelmente durante a década de 1780. O Concerto em Ré maior para viola, que será apresentado pela OSMJ é frequentemente solicitado em muitas audições para orquestra. O chefe do naipe de violas da OSMJ, Gabriel Marin, um dos mais importantes violistas do Brasil, será o solista dessa noite.

Encerrando o programa, a OSMJ apresenta uma das mais conhecidas sinfonias de Beethoven, a Sinfonia Nº7. A obra é intensa, rítmica e cheia de energia. Em contraste, seu segundo movimento, o mais popular desde sua estreia, tem uma construção de passos sólidos, solenes e gentis.

“É uma felicidade poder trazer esse programa para nosso público com uma das Sinfonias mais luminosas de Beethoven e a força de sua Abertura. Também é uma alegria ter como solista nosso chefe de naipe, Gabriel Marin, um dos maiores violistas do Brasil, com uma sólida carreira, de enorme musicalidade e grande generosidade. É uma honra ter um músico desse porte em nossa Orquestra", afirma Claudia Feres, diretora artística e regente da OSMJ.

Comentários

Comentários