POLÍCIA

Deinter-4 ganha mais 17 delegados

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
JC Imagens
Ricardo Martines, diretor do Deinter-4 de Bauru
Ricardo Martines, diretor do Deinter-4 de Bauru

O Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 4 (Deinter-4) está ganhando o reforço de mais 17 delegados, após receber 19 profissionais recém-formados na Academia de Polícia (Acadepol) e perder dois que atuavam em seu quadro. Delegado assistente de Lençóis Paulista, Renzo Santi Barbin irá para 2.º Distrito Policial (DP) de Botucatu, pertencente ao Deinter-7, de Sorocaba.

Já o delegado titular de Pirajuí, César Ricardo do Nascimento, pediu transferência para a Corregedoria da Polícia Civil em Bauru, subordinada à Corregedoria Geral da Polícia Civil do Estado, em São Paulo. Entre ingressantes na corporação, quatro permanecerão em delegacias subordinadas à Seccional de Bauru. Vinicius Silva Capelosa na Delegacia de Polícia de Agudos; Mateus Peruzzolo Anyzewski, na de Avaí; Gabriel Orsini Maziero, na de Pederneiras; e Gabriel de Godoy Tedesco, na de Pirajuí.

Diretor do Deinter-4, Ricardo Martines explica que Capelosa assumiu a assistência da Delegacia de Agudos, em apoio ao titular Jader Biazon; e Maziero, a titularidade da Delegacia de Pederneiras no lugar de Marco Pavanelli, que irá atuar na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Bauru. Anyzewski, por sua vez, foi designado para a Delegacia de Polícia e Cadeia Pública de Avaí, e Tedesco, para Pirajuí, ocupando a vaga deixada por César Ricardo do Nascimento.

Distribuição

Entre as seis Seccionais do Deinter, a de Lins é a que receberá maior número de delegados: são oito recém-formados. Contudo, dois lotados na unidade serão transferidos para outras dentro do departamento. O delegado Wanderley Gonçalves Santos, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Lins, assumirá o Setor de Investigações Gerais (SIG) de Marília; e Luciano Faleiro Rezende, de Promissão, será delegado assistente da 2.ª Dise, em Bauru (leia mais na página).

"Lins tinha uma defasagem maior devido a afastamentos e aposentadorias. Nós estávamos, inclusive, deslocando delegados de outras seccionais para fazer plantões lá", comenta Martines. Já a Seccional de Marília, além de Santos, receberá a delegada Ana Paula de Rosso Aguiar, recém-admitida na Polícia Civil e à frente da Delegacia de Gália. "Gália era a única sede de comarca sem delegado titular em todo o departamento e, agora, suprimos este déficit", comenta o diretor.

Na Seccional de Jaú, o trabalho foi reforçado pelos delegados André Luís Andrade Sacomano, em Barra Bonita; Guilherme Henrique Gatto Correa, em Igaraçu do Tietê, e Rafael de Oliveira Citá, no 3.º DP DE Jaú. A unidade, porém, perde o delegado Marcelo Aparecido Tomaz Goes, titular da DIG de Jaú, que comandará a 1.ª DIG, em Bauru.

Produtividade

Outros dois delegados recém-admitidos foram designados para a Seccional de Tupã. William Jaques Gênova assume a Delegacia de Herculândia e Gabriela Coneglian Brichi, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Bastos. Já na Seccional de Ourinhos, Marcelo de Assis Aliceda Filho fica à frente da DDM de Santa Cruz do Rio Pardo.

O diretor do Deinter-4 lembra que, também no segundo semestre deste ano, todos os 76 municípios do departamento passaram a contar com ao menos um investigador e um escrivão de polícia. Este reforço, segundo ele, fez com que o número de prisões em flagrante em outubro e novembro fosse o mais elevado destes meses nos últimos cinco anos.

"Somente em outubro, foram 116 flagrantes. Agora, com novos concursos em andamento, esperamos receber mais 45 investigadores e 40 escrivães até o fim de 2025. O Estado ainda tem concurso para contratar mais 556 delegados e uma parte deles também será designada para o Deinter-4, permitindo que prestemos um serviço cada vez melhor à população", completa.

Mais mudanças

Em portaria publicada no último dia 22, Ricardo Martines designou o delegado Cledson Luiz do Nascimento, anteriormente à frente da 1.ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), para assumir a titularidade da 3.ª Delegacia de Investigações Sobre Homicídios (DH). Ambas as unidades, assim como a 2.ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), pertencem da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Bauru.

A vaga na DH não havia sido oficialmente preenchida desde a criação da unidade, há quase cinco anos, embora, na prática, Nascimento acumulasse a função. "Agora, ele fica responsável por cuidar especificamente de homicídios e tentativas de homicídio de autoria desconhecida e mortes por intervenção policial", informa Martines.

No comando da 1.ª DIG, ficará o delegado Marcelo Aparecido Tomaz Goes, titular da DIG de Jaú, assim que retornar do período de férias. "A competência da DIG é cuidar, principalmente, dos crimes de roubo e latrocínio de autoria desconhecida, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com auxílio de dois delegados assistentes", frisa.

Já o delegado Luiz Augusto Namisaki Puccinelli deixa a 1.ª Equipe de Investigações da 2.ª Dise para tornar-se assistente da Deic de Bauru. O cargo estava vago há quase dois anos, quando o delegado Kleber Granja deixou a função para assumir a Deic de Ribeirão Preto. "E agora o doutor Luciano Faleiro Rezende, titular da Delegacia de Promissão, está vindo para a assistência da 2.ª Dise", completa Martines.

Comentários

Comentários