Paula Pereira, jornalista e escritora natural de Jundiaí, São Paulo, lança seu primeiro livro de crônicas, "Era pra ser um ano sabático", um relato pessoal e emocionante de sua vida em Odessa, Ucrânia, antes e após o início da invasão russa em fevereiro de 2022.
Publicado pela Editora Labrador, o livro será lançado em 7 de dezembro em um evento que acontece às 17h na Livraria Leitura do Maxi Shopping Jundiaí e também de forma digital, pela Amazon.
Em 2020, Paula mudou-se para a Ucrânia, onde passou boa parte do tempo durante o conflito. Entre idas e vindas para o Brasil, ela manteve uma rotina dividida entre a vida em Odessa e visitas ao seu país de origem para rever a mãe, amigos e tratar de questões pessoais. Nas crônicas, ela aborda de forma íntima e direta a ansiedade, uma condição com a qual lida desde antes da guerra, mas que se intensificou com o início da invasão russa. O prefácio do livro foi escrito por seu psicólogo, Guga Menga, que a acompanhou ao longo de seu tratamento.
"Era pra ser um ano sabático" captura a complexidade de viver em meio a uma guerra, sem deixar de lado os momentos de afeto, esperança e resiliência. Cada crônica é um fragmento da vida de Paula na Ucrânia, oferecendo um olhar sincero sobre as adversidades cotidianas e as emoções profundas que atravessam sua jornada.
Sinopse:
"Era pra ser um ano sabático" é um relato íntimo e corajoso de Paula Pereira, uma brasileira que encontrou seu novo lar em Odessa, na Ucrânia, antes da investida russa contra o país em fevereiro de 2022. Escrito com a sinceridade de quem enfrenta os dias com uma ansiedade palpável, cada crônica é um fragmento de uma jornada marcada tanto pela beleza quanto pela brutalidade. Os textos transitam entre os momentos de ternura compartilhados com seu marido Sergei e a luta para manter a normalidade em meio ao caos. Uma obra que cativa, comove e inspira, oferecendo uma perspectiva única sobre o amor, a guerra e a incessante busca por paz e significado em meio ao turbilhão da vida.
Sobre a autora
Paula Pereira é natural de Jundiaí, São Paulo, é jornalista e mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp. No blog "Vida em Prosa", ela narra suas experiências de vida de forma leve e divertida. Neste seu primeiro livro de crônicas, Paula compartilha os medos, as alegrias e as surpresas do período em que viveu na Ucrânia, antes e após o início da guerra em 2022.