Um morador da Vila Maringá, em Jundiaí, vai responder na Justiça um Termo Circunstanciado de infração ambiental, por manter em sua casa seis pássaros silvestres, sem autorização. Na delegacia, para onde foi conduzido após ser detido por guardas municipais, o suspeito alegou que faz parte de um clube de criadores de passarinhos, de Jundiaí.
Os GMs receberam denúncia de que em uma casa um homem vinha criando pássaros silvestres sem autorização dos órgãos competentes. Já no local, os agentes foram recepcionados pela esposa do suspeito - ela telefonou para ele, que compareceu ao local.
Foram encontrados seis passarinhos, sendo cinco sem anilhas (portanto irregulares) e um com anilha, mas sem a documentação.
O proprietário disse que havia recebido de presente alguns dos pássaros, de um amigo, e que por isso não tinha documentação - foi então que ele apresentou documentos de participação em um grupo de criadores.
O suspeito foi conduzido para Central de Flagrantes, onde o delegado Daniel Ghetti determinou a elaboração do Termo Circunstanciado.
Os passarinhos foram encaminhados para a Associação Mata Ciliar.