NOVEMBRO AZUL

Câncer de próstata mata 81 homens por ano em Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A doença é a terceira maior causa de óbitos por neoplasias entre os homens
A doença é a terceira maior causa de óbitos por neoplasias entre os homens

O 2º Boletim da Saúde do Homem, divulgado pela Secretaria de Saúde de Campinas, revelou que, em média, 81 homens morrem anualmente na cidade em decorrência do câncer de próstata. A doença é a terceira maior causa de óbitos por neoplasias entre os homens, correspondendo a 11% das mortes registradas no período de 2012 a 2023.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

O boletim destacou ainda que a taxa de mortalidade tem se mantido estável, com um coeficiente de 12,4 óbitos a cada 100 mil habitantes. Além disso, a cidade registra cerca de 540 novos casos da doença por ano, sendo 97% deles diagnosticados em homens com 50 anos ou mais. O risco de morte é maior entre idosos com 80 anos ou mais, com uma taxa de 450 óbitos por 100 mil homens nessa faixa etária.

A Secretaria de Saúde ressaltou que o câncer de próstata pode ser tratado de forma eficaz quando diagnosticado precocemente. A coordenadora da Coordenadoria de Informações Epidemiológicas, Juliana Nativio, destacou a necessidade de ações preventivas e cuidados com a saúde masculina. “Estimular hábitos saudáveis e ações de autocuidado nos homens são fundamentais para diminuir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida desta população”, afirmou Juliana.

Panorama geral

O boletim também analisou outras neoplasias de maior incidência entre os homens em Campinas, como câncer colorretal (11,5%), de pulmão (6,6%), estômago (5,5%) e cavidade bucal (5,1%). Apesar de o câncer de próstata ser o mais frequente, o de pulmão lidera em mortalidade, seguido pelo colorretal e pelo de próstata.

Ações e informações

O documento tem como objetivo orientar políticas públicas e reforçar a necessidade de cuidados regulares com a saúde masculina. A íntegra do boletim está disponível neste link.

A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos, busquem exames regulares e adotem hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, para reduzir os riscos da doença.

Comentários

Comentários