"Contém imagens fortes".
O aviso é necessário em razão das cenas mostrarem violência e selvageria no coração do Urbanova, área nobre de São José dos Campos. Vídeo obtido por OVALE mostra uma pancadaria na avenida Shishima Hifumi, principal via do bairro, que tem sido palco de rachas, acidentes, perturbação de sossego e brigas durante a noite. No último incidente, na madrugada desta quinta-feira (21), cenas dignas de 'MMA', com uma violenta briga.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A confusão, de acordo com a Revista Urbanova, aconteceu por volta da 1h, com uma briga generalizada em frente a uma adega. No último sábado também houve problemas que preocuparam os moradores.
A avenida, uma das únicas ligações aos bairros ao fundo do Urbanova, é alvo constante de reclamações relacionadas à perturbação do sossego, consumo excessivo de álcool e imprudência no trânsito.
Em resposta aos problemas, a Prefeitura e a Polícia Militar foram procuradas pela publicação e anunciaram medidas para aumentar a segurança e restabelecer a ordem na região. A partir desta sexta-feira (22), a Polícia Militar iniciará operações de bloqueio na avenida.
A Prefeitura informou que realiza, regularmente, ações preventivas em parceria com a PM, Guarda Civil Municipal e Fiscalização de Posturas, por meio do programa São José Unida. "Essas operações ocorrem em todas as regiões da cidade para combater a perturbação do sossego público e aumentar a sensação de segurança da população", destacou em nota.
Segundo a Secretaria de Proteção ao Cidadão, vistorias serão intensificadas nos estabelecimentos da avenida, especialmente aqueles com registros de irregularidades. A fiscalização será baseada na Lei 10.822/2023, que determina sanções rigorosas, como restrições de horário, autuações e multas para estabelecimentos que desrespeitem as normas ou favoreçam irregularidades em suas imediações.
Além das brigas, o comportamento imprudente de frequentadores reflete no trânsito local, com relatos de rachas, direção sob efeito de álcool e manobras perigosas. Esses fatores têm colocado em risco pedestres, motoristas e moradores.
A Prefeitura reforçou que continuará adotando medidas para coibir irregularidades e garantir a segurança da população, defendendo os direitos dos munícipes e a coletividade na região.