BRASIL IMPÉRIO

Círculo Monárquico homenageia monarquia na praça José Bonifácio

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

O Círculo Monárquico de Piracicaba realiza, no próximo dia 15 de novembro, sexta-feira, uma manifestação pacífica em homenagem às tradições monárquicas que fizeram parte da formação do Brasil como país. O evento acontece na Praça José Bonifácio, no centro de Piracicaba, a partir das 10h.

Saiba mais

Considerada uma das datas mais importantes do Brasil, o dia 15 de novembro é o dia em que aconteceu a Proclamação da República no Brasil, no ano de 1889. A instituição da República foi resultado de um movimento articulado entre militares e civis, que estavam insatisfeitos com a monarquia, vigente desde 1822. Com a proclamação, a Família Real Portuguesa foi expulsa do país e teve início o Governo Provisório Republicano, sendo o Marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente do Brasil. O governo provisório deu origem ao período chamado de Primeira República ou República Velha, que vigorou até 1930, quando o presidente Washington Luiz foi deposto e, em seu lugar, assumiu a chamada Junta Governativa Provisória, que mais tarde passou o poder para Getúlio Vargas, presidente até 1945.

O evento é organizado pelo Círculo Monárquico de Piracicaba, que foi fundado em 2017. O grupo homenageia Estêvão Ribeiro de Souza Rezende, liberal monarquista que atuou com trabalhos filantrópicos em Piracicaba, além de ser um dos nomes mais importantes da industrialização da cidade, e que tinha relações próximas com a família imperial de Dom Pedro II. De acordo com Patrícia Gonzales, representante do Círculo Monárquico de Piracicaba, a manifestação é pacífica e será uma homenagem à história do Brasil. “Lembrando que muitas instituições que hoje compõem a nossa República tiveram origem no Império, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Jardim Botânico, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, entre outras”, comentou. O evento acontece a partir das 10h na Praça José Bonifácio, no próximo dia 15 de novembro.

Comentários

Comentários