A Polícia Ambiental realizou uma ação na Vila dos Operadores, em Castilho, após denúncia de que um animal silvestre estava sendo mantido ilegalmente em cativeiro, na manhã de segunda-feira, dia 11. Ao chegar ao local, os agentes encontraram um macaco-prego, espécie nativa da fauna brasileira, mantido sem a devida autorização legal.
Como medida punitiva, os policiais lavraram um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 5 mil, conforme previsto, que proíbe a posse não autorizada de animais silvestres.
O macaco-prego foi apreendido, mas, devido à falta de espaço imediato em uma área de proteção na mata ciliar de Assis, o animal permanecerá temporariamente sob a guarda do responsável, sob acompanhamento e restrições. A Polícia Ambiental ainda orientou o infrator quanto às obrigações e limites legais.
No aspecto penal, a ocorrência foi encaminhada ao Distrito Policial de Castilho, já que a manutenção ilegal do macaco-prego em cativeiro constitui crime ambiental, que regula a proteção da fauna.