CULTURA

Confira a programação para o Dia da Consciência Negra em Jundiaí

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
Ao longo do mês, serão realizadas edições da Rota Afro para interessados em geral e grupos escolares da rede municipal
Ao longo do mês, serão realizadas edições da Rota Afro para interessados em geral e grupos escolares da rede municipal

A programação do Dia da Consciência Negra este ano contará com uma série de atividades temáticas, como palestras e apresentações artísticas, organizadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da prefeitura para os dias 13, 20 e 22 de novembro.

Logo na próxima quarta-feira (13), acontecerá uma Roda de Conversa sobre “Papéis da Resistência”, na qual serão apresentadas fontes documentais sobre o período escravocrata e os movimentos de resistência de Jundiaí, sob guarda de instituições como o Arquivo Histórico, equipamento vinculado ao Departamento de Museus da UGC. A atividade começa às 18h30 e será realizada no Museu dos Ferroviários (avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa). Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line.

Já na quarta-feira (20) – Dia da Consciência Negra -, a programação temática vai das 9h às 20h, e será no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), juntamente com parte da programação da 5ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ).

Divididas entre o saguão e as salas Glória Rocha e Josette Feres de espetáculos, as atrações programadas para a manhã serão: às 9h, intervenção artística com elenco da Rota Afro; às 10h, intervenção com os alunos do curso superior de Eventos da Fatec baseada na obra premiada “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório; 10h30, mesa de debate “Outro olhar da História de Jundiaí”.

Neste dia também será aberta oficialmente a 8ª edição da ZumbiTECA, que terá como tema “Reflexões e Jornada: O Empoderamento Negro Através da Arte, da Leitura e da Literatura”. Para as 12h30 está programado um Sarau, em homenagem à artista Olga de Brito, e, em seguida, às 13h30, será aberta a exposição temática na Galeria de Exposições Olga de Brito, que leva o mesmo nome da artista homenageada.

Já no período da tarde, às 14h, apresentação de dança com diversos grupos; das 14h30 até as 19h, as atrações são 183 Record (RAP), DJ Lensly, Quintal do Nego (Samba e Pagode), DJ Xandon, Desfile Itam Irum e Aulão de Charme e Passinho, com o professor Luciano Sant’Anna; e às 19h, para encerrar a programação do dia, a Sala Glória Rocha recebe o espetáculo “Bitita”.

A programação contará ainda, ao longo do dia, com brincadeiras mediadas para o público infantojuvenil, intervenções artísticas diversas, Praça de Alimentação com barracas e foodtrucks na rua Barão de Jundiaí, artesanato do programa Jundiaí feito à Mão e venda de livros de autores jundiaienses pela 5ª FLIJ.

Para finalizar, na sexta-feira (22), de volta ao Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, a programação traz, às 14h, na Sala Josette Feres, o Fórum da Rota Afro Turística e lançamento de sua identidade visual. A atividade é destinada a profissionais e demais interessados na criação de roteiros para o segmento, como agentes de Turismo, comerciantes, artistas e afroempreendedores, de Jundiaí e região.

Ainda na sexta, às 19h30, é a vez do show musical “Além do Lá”, com canções do quinto disco com músicas inéditas e a celebração pelos dez anos da banda Aláfia, trazendo para o palco da Sala Glória Rocha temas como amor, a dor, a família, a luta, o prazer e o destino, interpretados à luz da tradição da literatura de Ifá, forte influência da banda.

Rota Afro

Além dessa programação, a UGC está com inscrições abertas para a Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí, iniciativa de educação patrimonial que consiste na visita monitorada a pontos como o Espaço Expressa e o Centro, vinculados à História e à resistência no município. A próxima edição será no sábado (23), no período da manhã, e os interessados deverão se inscrever por meio de formulário on-line.

Ao longo do mês, a atividade também acontecerá com grupos de estudantes da rede municipal de ensino.

Os detalhes da programação temática do Dia da Consciência Negra 2024 podem ser conferidos na Agenda Cultural.

Comentários

Comentários