FLIJ

5ª Festa Literária de Jundiaí tem tema “Narrativas que Conectam”

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
Coral infantojuvenil Cidade das Crianças encerra a programação no domingo (24), no Centro das Artes
Coral infantojuvenil Cidade das Crianças encerra a programação no domingo (24), no Centro das Artes

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realiza nos dias 20, 23 e 24 de novembro a 5ª edição da Festa Literária de Jundiaí (Flij). Com programação gratuita na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, a edição deste ano tem como tema “Narrativas que Conectam”, dividida nos eixos “Cultura Africana” e “Diversidade Cultural”.

Envolvendo autores, editores, livreiros, mediadores, professores, bibliotecários e público leitor, mais uma vez a Flij se propõe a ampliar os acessos, fortalecer a produção local, aprofundar o diálogo sobre temáticas culturais e sociais, compartilhar histórias e unir a sociedade em torno da compreensão da diversidade e da rica herança cultural africana na formação da sociedade brasileira.

As conexões presentes no tema desta edição terão papel fundamental na programação, uma vez que entre as atrações previstas estão a premiação da 2ª edição do Prêmio Jundiaí de Literatura, o Dia da Consciência Negra, a 8ª ZumbiTECA – cujo tema é “Reflexões e Jornada: O Empoderamento Negro Através da Arte, da Leitura e da Literatura” – , apresentação do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, atividades com o elenco da Rota Afro, além de apresentações musicais, saraus, exposições, mesas de debate, rodas de conversas e inúmeras outras atividades.

No dia 20 de novembro (quarta-feira), Dia da Consciência Negra, estão programadas as diversas atrações no Centro das Artes, como atividade com o elenco da Rota Afro; intervenção sobre o livro “O Avesso da Pele” com alunos da Fatec; mesa de debate: “Outro olhar da História de Jundiaí"; lançamento, sarau e abertura da exposição da 8ª ZumbiTECA; apresentações de dança; intervenções musicais e artísticas com 183 Record (RAP), DJ Lensly, DJ Xandon, Pagode do Dakavi; Desfile Itam Irum; Aulão de Charme e Passinho e, por fim, show musical com a banda Bitita.

Nesse dia, o quarteirão em frente ao Centro das Artes terá acesso exclusivo a pedestres, com brincadeiras e intervenções mediadas, praça de alimentação e artesanato do Jundiaí feito à Mão. Todos os dias de atrações no Centro das Artes contarão ainda com feira de venda de livros com autores locais.

Já no dia 23 de novembro (sábado), a Cultura realiza na Biblioteca Municipal a entrega das premiações dos vencedores do 2º Prêmio Jundiaí de Literatura, a partir das 11h, com intervenção artística da Cia. Malas Prontas.

Também no sábado (23), a programação traz, no Centro das Artes, o lançamento do Coletivo Autores Jundiaienses; shows musicais com Tom Nando e com Renata Iacovino; Mesa: Histórias que importam: literatura e sociedade; e o Sarau Literomusical De Versos.

E no dia 24 de novembro (domingo), novamente no Centro das Artes, a programação traz um Diálogo sobre Urgências e Vozes Violentadas; a intervenção artística “Lenda das Tranças”, com o Coletivo Sorrisinho Negro; o bate-papo Literário: Diálogos de dentro: olhar literário sobre a diversidade; Desfile Sorrisinho Negro; a Mesa: Reavaliando heróis – a luta por vozes oprimidas; tendo como encerramento da programação uma apresentação com o Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, corpo artístico municipal ligado à Cultura.

A programação completa da 5ª FLIJ pode ser consultada no site oficial do festival ou na Agenda Cultural.

Comentários

Comentários