“Era o que eu esperava há muito tempo. Estou muito feliz porque sei que agora a casa é minha”. Assim, com satisfação e alegria, a auxiliar de limpeza Maria das Dores de Paula, de 56 anos, definiu o recebimento da matrícula de sua casa no Jardim Fepasa.
Maria das Dores, morada há 35 anos, é uma das 61 pessoas que recebeu a matrícula de seu imóvel. A entrega foi no auditório do Paço Municipal com a presença do superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Tiago Adami, do prefeito Luiz Fernando Machado, do gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finança (UGGF), Jones Henrique Martins e técnicos da Fumas.
Trata-se da segunda fase de entregas de matrículas que começou em 2019 com 99 lotes regularizados do bairro. As demais matrículas, para completar a regularização dos 216 lotes restantes, seguem em andamento.
Formado em 1981 e contemplado com processo de urbanização em 2000, o Fepasa tem sido contemplado com as matrículas confirmando o compromisso com a administração com as moradias e urbanização dos espaços. “Habitação é segurança para as famílias. A região do Fepasa era um núcleo de submoradias, que foi, ao longo do tempo, trabalhado e urbanizado. Recebeu a infraestrutura necessária, equipamentos de serviços públicos e, agora, tem mais uma etapa para a regularização do núcleo. É com muita felicidade chegar ao último trimestre de mandato entregando o sonho de famílias”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
“É com muita satisfação que entregamos mais 61 matrículas às famílias do Jardim Fepasa. Isso representa mais do que um documento. É a garantia de direitos sobre uma casa segura e digna. Com essa regularização, estamos promovendo estabilidade e criando legados que serão passados para as próximas gerações. Essa conquista é de todos e reforça nosso compromisso com a dignidade e a qualidade de vida dos cidadãos”, comenta Adami.
Para o auxiliar de logística João Antônio da Silva, de 62 anos, que mora no bairro há 20 anos, o documento é uma conquista. “Sempre esperei porque não se trata apenas de um documento e sim de uma conquista. Agora a casa é realmente minha”, diz emocionado.
O bairro
Formado por aproximadamente 376 residências e 1786 moradores, o Jardim Fepasa foi contemplado com processo de urbanização, através do convênio celebrado entre o Município de Jundiaí e a União, além dos recursos municipais. O contrato firmado em 1996 teve como objetivo o atendimento da população cadastrada e residente no local.
O bairro foi inserido no Perímetro Urbano, localizado no bairro Jardim Fepasa e o processo de urbanização concluído em outubro de 2000 com a construção de 252 moradias. Além dessas, houve a construção de mais 119 unidades habitacionais edificadas com recursos próprios dos moradores que permanecem em suas respectivas áreas delimitadas e mais cinco lotes vagos. O núcleo teve todas as vias asfaltadas com iluminação pública, energia elétrica e abastecimento de água domiciliar, coleta de lixo, sistema de drenagem de águas pluviais e rede de coleta de esgoto e transporte público.
Diante de todos os avanços ocorridos com relação à urbanização do local e a construção das unidades habitacionais, no ano de 2018 foi iniciada a etapa de regularização fundiária para garantir a propriedade dos imóveis aos seus beneficiários. Vale ressaltar que além do Jardim Fepasa, em junho deste ano foram entregues 334 matrículas de lotes regularizados no Jardim Novo Horizonte.