DE JUNDIAÍ

Alunos do Projeto Guri podem se inscrever para orquestra

Por Redação | Governo do Estado de São Paulo
| Tempo de leitura: 3 min
A Orquestra Sinfônica do Projeto Guri de Jundiaí já fez apresentações marcantes em mais de 10 anos
A Orquestra Sinfônica do Projeto Guri de Jundiaí já fez apresentações marcantes em mais de 10 anos

O Guri, programa de educação musical do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, está com inscrições abertas até o dia 16 para selecionar alunos e alunas a compor os 29 grupos musicais na Temporada de Concertos 2025. Em Jundiaí, o projeto tem uma Orquestra Sinfônica, criada em 2012, que pode ser a oportunidade para os mais de 600 alunos de 47 cursos musicais no polo do município se apresentarem com regentes e artistas.

O processo seletivo é voltado a crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, matriculados nos cursos regulares de música, para que possam colocar em prática todo o aprendizado obtido nas aulas e ampliar a experiência cultural. Do instrumento ao canto, as formações são as mais diversas em todo o estado. Ao todo, são mais de 900 vagas e os interessados têm até o dia 16 de outubro para fazer a inscrição gratuita, preenchendo o formulário completo no site souguri.art.br.

Atualmente, o programa atende mais de 70 mil alunos e alunas, em 400 polos de ensino localizados em mais de 300 municípios de todo o estado. Com uma proposta artístico-pedagógica associada ao social, o trabalho engloba também as famílias e as comunidades. Da iniciação musical aos cursos sequenciais em instrumento e canto coral, todas as atividades são gratuitas.

Processo seletivo

Serão duas etapas de seleção, incluindo provas práticas musicais de instrumento, com a execução de repertório, e leitura à primeira vista em conjunto, no caso das bancas dos corais, para avaliar afinação, ritmo, postura, entre outros aspectos. E para abordar questões relacionadas à rotina escolar do aluno e da aluna, frequência e engajamento nas aulas e demais atividades no polo Guri, uma entrevista social também é realizada. A lista completa dos aprovados será divulgada em 10 de dezembro, no site do Guri.

Jundiaí

O grupo musical de Jundiaí do Projeto Guri é a orquestra sinfônica. Neste tipo de formação, há fileiras que combinam naipes de diferentes famílias – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, clarinete, fagote e oboé), metais (trompa, trompete, tuba e trombone) e percussão. Sua forma, porém, é flexível, e pode mudar de acordo com o repertório. É comum que orquestras alterem sua formação ao longo de um concerto, atendendo a exigências de cada peça, podendo adicionar ou suprimir instrumentos ou até seções inteiras.

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí foi criada em 2012. Já tocou sob a regência de André Sanches, Jean Reis e Carlos Moreno. Entre as apresentações, destacam-se a abertura da Virada Cultural, em Jundiaí (2013); o concerto do Dia das Mães, com o solista Paulo Paschoal, da OSESP (2014); Festival de Música de Boituva, com Ná Ozzetti (2013); concerto com Leci Brandão, no Auditório Ibirapuera (2015) e participação no espetáculo ‘Lendas Amazônicas’. Em 2017, sob a regência de Felipe Sena, integrou o programa ‘Cartas Brasileiras’, da flautista Lea Freire, com Amilton Godoy, Fabio Peron e Vinicius Barros. Em 2021, na obra ‘A Suíte Aquática’, de Händel, tocou em espetáculo audiovisual com a cravista Isabel Kanji. Em 2022, foi regida pelas convidadas Fabrícia Medeiros e Alba Bonfim.

Comentários

Comentários