Guardas municipais do Grupamento Ambiental detiveram o proprietário de uma área no bairro Pau Arcado, em Campo Limpo Paulista, por crime ambiental. No local os agentes descobriram captação irregular de água da natureza, com a utilização de uma bomba elétrica, além de corte de árvores nativas, e intervenção em Área de Proteção Permanente (APP), com a realização de cortes de bambu. Esta é a segunda vez que o dono da área é pego cometendo infração ambiental.
Os GMs Lazarini e Luz estavam em patrulhamento de rotina, quando identificaram novas infrações em um local que já havia sido fiscalizado em 2022. Os agentes constataram a intensificação de corte de árvores nativas - utilizando a técnica de anelamento -, além da captação irregular de recursos hídricos naturais por meio de uma bomba elétrica e intervenção em APP.
O responsável pelas ações alegou possuir autorização para a atividade, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse suas declarações.
Diante disso, a ocorrência foi encaminhada à delegacia de polícia, onde o delegado determinou o registro do crime ambiental.
Foi determinado, também, que o local passará por perícia a ser realizada pelo Instituto de Criminalística, para uma análise mais aprofundada das irregularidades.