SUBIDAS DE DIVISÃO

Paulista chega ao 8º acesso na história; relembre todos

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO
Com a vitória no último sábado, o Galo chegou à sua oitava subida de divisão na história
Com a vitória no último sábado, o Galo chegou à sua oitava subida de divisão na história

Com o acesso à 4ª Divisão do Campeonato Paulista conquistado no último sábado (31), o Galo chegou à sua oitava subida de divisão na história. Confira dados e curiosidades de todas as campanhas que terminaram com o acesso do time jundiaiense em campeonatos estaduais e nacionais.

O levantamento foi feito pelo pesquisador e Diretor de Patrimônio do clube, Ivan Gottardo.

1960 - O PRIMEIRO ACESSO

Sob comando do presidente Bento Figueiredo, o Galo conquistou seu primeiro acesso em 1960, quando foi vice-campeão da 3ª Divisão do Campeonato Paulista e subiu para a A2. A campeã deste ano foi a Associação Atlética Prudentina.

Após uma reformulação nas divisões, o Paulista foi obrigado a disputar o que seria o 3º nível do futebol estadual. Sem muito dinheiro, a solução encontrada pela diretoria e comissão técnica foi montar um time com jogadores do futebol amador da cidade e este time ficou conhecido como o “Time do Salário Mínimo”, capitaneados pelo zagueiro e ídolo do clube, Martinelli.

Durante a campanha, o Tricolor de Jundiaí disputou 26 jogos, com 11 vitórias, 10 empates e 5 derrotas.

1968 - CAMPEÃO INVICTO

No segundo acesso conquistado pelo Paulista, sob comando do presidente Wanderley Pires, o clube foi campeão da 2ª Divisão Estadual de forma invicta e subiu para a elite da competição.

Neste feito histórico, o Paulista é, até hoje, o único time a ser campeão do 2º nível estadual e subir para o Paulistão sem perder nenhum jogo no campeonato. Além do acesso e do título, o artilheiro da competição também foi do Tricolor: o atacante Wagner.

Nesta campanha o Paulista disputou 19 jogos, com 10 vitórias e 9 empates.

1984 - GOLEADA HISTÓRICA

Em 1984, com o empresário Josef Pfulg da Vulcabrás na presidência, o Paulista foi vice-campeão da 2ª Divisão Estadual e conquistou o acesso para Série A1 com uma vitória de 7 a 1 sobre o Vocem, no Parque Antárctica.  O centroavante Ricardo Narusevicius, o "Diabo Loiro" foi o grande destaque daquele time.

O Galo terminou a campanha com 38 jogos, 21 vitórias, 11 empates e 6 derrotas.

1995 - A ERA LOUSANO

Em 1995, o Galo subiu novamente da 3ª para a 2ª Divisão Paulista como vice-campeão, após uma grande recuperação no segundo turno do campeonato após a chegada da Lousano como parceira do clube e contando com nomes de peso no elenco, como Toninho Cerezo e Edu Lima. O presidente da época foi Pascoal Grassioto.

Nesta campanha, o Galo disputou 28 jogos e obteve 12 vitórias, 10 empates e 6 derrotas.

2001 - CAMPEÃO PAULISTA E BRASILEIRO

O ano de 2001 também foi histórico para o Tricolor. Sob o comando do presidente Edu Palhares e técnicos Luiz Carlos Ferreira e o ídolo Giba, o Galo foi campeão da 2ª Divisão Paulista, conquistando o acesso para o Paulistão e foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, subindo para a Série B no ano seguinte.

No Paulista foram 30 jogos, com 18 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. No Brasileiro: 22 jogos, 16 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

2019 - ÚLTIMO TÍTULO EM CASA

Em 2019, sob comando do técnico Edson Fio e Rogério Levada na presidência, o Paulista conquistou o título da 4ª Divisão Estadual sendo campeão no Jayme Cintra, disputando a final contra o Marília.

O Galo somou 19 vitórias, 8 empates e apenas 3 derrotas em 30 jogos disputados na competição.

2024 - ACESSO DA ESPERANÇA

O acesso mais recente da história do Paulista aconteceu há três dias, sob o comando do presidente Rodrigo Peterneli Alves. O Galo subiu da 5ª e última divisão para a 4ª. O time comandado pelo técnico Fausto Dias ainda vai disputar a final, em jogo de ida e volta, contra o Colorado Caieiras, nos próximos dois sábados e com decisão no Jayme Cintra.

Comentários

Comentários