INOVAÇÃO

Região de Bauru tem seis projetos na Feira do Centro Paula Souza


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Aluna da Fatec Bauru criou medidor de índice ultravioleta para orientar ciclistas sobre os perigos da longa exposição ao sol
Aluna da Fatec Bauru criou medidor de índice ultravioleta para orientar ciclistas sobre os perigos da longa exposição ao sol

Ideias inovadoras para solucionar problemas que afetam a sociedade das mais diversas maneiras. É o que oferece a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que será realizada entre segunda e quinta da próxima semana (dias 19 e 22 de agosto), no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado na Capital paulista. Interessados em visitar a mostra podem realizar o credenciamento antecipado gratuitamente pelo site do evento.

Em sua 15ª edição, a Feteps apresenta 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do Centro Paula Souza (CPS). A mostra ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nacionais e internacionais.

Desenvolvidos em grupos formados por até três alunos, as propostas foram norteadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A região da Bauru conta com seis projetos entre os finalistas, sendo três de Bauru e três de Jaú.

A Fatec da Sem Limites apresentará o Manual do primeiro atendimento em libras; o Medidor de índice ultravioleta para uso em bicicletas e o Prot-Desinfec70-UV: protótipo para desinfecção e limpeza de resíduos biológicos. De Jaú, as propostas são da Etec Professor Urias Ferreira e da Fatec Jahu. No caso da primeira: Adubadora PP: mochila de adubação para pequenas áreas agrícolas. Já da Fatec: Cadeira de transposição para acamados com baixa mobilidade e Motor elétrico de tração do tipo BLDC para aplicação naval, anfíbia, terrestre ou aérea

EVENTO

De acordo com o novo conceito da Feteps, a mostra de projetos será muito mais que uma feira de ciências. A ideia é promover um evento que irá aproximar estudantes de empresas e de possíveis investidores interessados em ideias inovadoras e novos produtos. Haverá, inclusive, um espaço especialmente reservado para rodadas de negócio.

Seguindo as tendências presentes em feiras e grandes eventos, os estandes da mostra contarão com computadores e aparelhos de TV para que os jovens apresentem detalhes de seus projetos a visitantes e avaliadores.

No estande oficial do CPS será possível conhecer parte da estrutura da instituição, como laboratórios e salas maker das unidades, em uma exposição fotográfica. Os visitantes também terão acesso à Arena de Criatividade, na qual serão disputadas maratonas de robótica e outras atrações.

Comentários

Comentários